Como declarar valor a título de previdência privada sobre o 13o salário?

Índice

Como declarar valor a título de previdência privada sobre o 13o salário?

Como declarar valor a título de previdência privada sobre o 13o salário?

No adiantamento do 13º Salário, não há retenção do IR/Fonte. A retenção do imposto deve ser efetuada sobre o valor total pago a esse título no mês da respectiva quitação, assim considerado o mês de dezembro, o mês da rescisão do contrato de trabalho, ou o mês do pagamento acumulado a título de 13º Salário.

Onde declarar previdência sobre 13o salário?

De forma geral, trabalhadores e aposentados têm de declarar todos os seus rendimentos. O salário vai na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ”. É necessário abrir um documento “Novo” para cada emprego ou órgão pagador e informar nome, CNPJ, 13º e IR, entre outros dados solicitados.

Como declarar previdência privada de filho?

Ao declarar o dependente, seus bens e direitos devem ser informados também, as contribuições ao VGBL não são dedutíveis e não devem ser informadas na declaração. Em vez disso, você deverá informar o saldo acumulado no plano na ficha de Bens e Direitos, como ocorre com qualquer outro investimento financeiro.

Como é descontado na folha de pagamento a previdência privada?

A contribuição com a previdência privada é bastante simples. O valor a ser depositado mensalmente pelo colaborador é descontado diretamente da folha de pagamento. O colaborador pode também fazer aportes esporádicos quando quiser.

O que é rendimento sujeito à tributação exclusiva definitiva?

Os rendimentos sujeitos à tributação exclusiva são aqueles que reúnem valores que não compõem a base de cálculo do imposto sobre a renda da pessoa física na Declaração de Ajuste Anual.

Como declarar previdência privada descontada em folha?

Quem contribuiu para um plano de previdência privada do tipo Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) ou para um fundo de pensão da empresa deve informar os aportes na ficha Pagamentos Efetuados, com o código 36 – “Previdência Complementar”. O saldo do plano de previdência não precisa ser informado.

Será que as contribuições para planos de previdência privada poderão ser deduzidas do ir?

Assim, as contribuições para planos de previdência privada, como o PGBL, efetuadas com recursos do 13º salário poderão ser totalmente deduzidas do IR devido sobre o 13º.

Como declarar previdência privada no imposto de renda 2019?

O mesmo vale para aqueles contribuintes que efetuaram resgates ou receberam renda de um plano de previdência privada no ano passado. Vejamos como declarar previdência privada no imposto de renda 2019.

Qual o benefício tributário desses planos de Previdência abertas?

Eles contam com o mesmo benefício tributário dos planos de previdência aberta tipo PGBL - Plano Gerador de Benefício Livre: a possibilidade de abater as contribuições feitas ao plano da base de cálculo do IR em um limite de até 12% da renda bruta tributável anual (excluído, portanto, o valor do 13º salário).

Será que a pessoa física já efetuou contribuições para a previdência privada?

Ou seja, ainda que a pessoa física já tenha efetuado contribuições para a previdência privada em 2011 no limite de 12% da renda tributável anual, ainda assim poderá destinar os recursos do 13º salário para o plano de previdência e se beneficiar pela dedução do IR.

Postagens relacionadas: