Como ler o código TAF?

Índice

Como ler o código TAF?

Como ler o código TAF?

Os três primeiros dígitos indicam a quantidade de nuvens:

  1. a) 1 a 2 oitavos serão informados como FEW (poucas nuvens) Few;
  2. b) 3 a 4 oitavos serão informados como SCT (parcialmente nublado) Scattered;
  3. c) 5 a 7 oitavos serão informados como BKN (nublado) Broken; e.
  4. d) 8 oitavos será informado como OVC (encoberto) Overcast.

O que significa tempo no TAF?

Nome do código para uma previsão de aeródromo. O código TAF é uma descrição completa das condições meteorológicas previstas em um aeródromo durante o período de validez, incluindo qualquer mudança considerada significativa para as operações aéreas.

Quem confecciona o TAF?

O TAF é confeccionado pelo Centro Meteorológico Integrado (CMI) a que está subordinado. Os grupos de VENTO, VISIBILIDADE, CONDIÇÕES DE TEMPO, NEBULOSIDADE E CAVOK, são codificados seguindo os mesmos critérios estabelecidos para o código METAR.

O que é código METAR?

METAR (METeorological Aerodrome Report - Informe meteorológico regular de aeródromo), é um informe codificado, associado às observações meteorológicas à superfície, e utilizado para fornecer informações sobre condições do tempo em um aeródromo específico.

O que é TAF na aviação?

O código TAF é uma descrição completa das condições meteorológicas previstas em um aeródromo durante o período de validez, incluindo qualquer mudança considerada significativa para as operações aéreas. Contém informações específicas apresentadas numa ordem fixa.

Qual a validade do TAF?

12 horas NOTA 1: O período de validade do TAF é de 12 horas para atender ao planejamento operacional de voos para aeródromos nacionais e de 24 ou 30 horas para aeródromos internacionais.

O que significa FM no TAF?

TAF - MENSAGEM QUE REFERE-SE ÀS INFORMAÇÕES DAS CONDIÇÕES DE TEMPO PREVISTAS OCORREREM EM UM AERÓDROMO. TX28/2618Z TN20/2709Z TX – MÁXIMA , TN - MÍNIMA Page 4 GRUPOS DE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS FM261800: FM = from (a partir de) + dia, hora e minutos da ocorrência.

O que significa NSW no TAF?

NSW (“no significant weather”, nenhum tempo significativo) é usado para indicar que o tempo ou o obscurecimento listados no grupo anterior já não se espera que ocorra.

Qual o órgão que confecciona o metar e speci?

REDEMET - Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica.

O que significa no Metar?

O METAR (METeorological Aerodrome Report) é um informe meteorológico regular de aeródromo. É utilizado para a descrição completa das condições meteorológicas observadas em um aeródromo específico. É reportado em intervalos regulares de 01 (uma) hora. Para informações sobre a decodificação do METAR, clique aqui.

Postagens relacionadas: