Qual é o conceito de belo?

Índice

Qual é o conceito de belo?

Qual é o conceito de belo?

br, “o adjetivo belo vem da palavra latina “bellus”. O termo é usado para descrever o que, por sua aparência, seu estilo ou sua forma, é agradável ao ouvido, visão ou espírito. O belo é algo que tem beleza.

Qual o conceito de belo para os gregos antigos?

O termo grego mais próximo para beleza ou belo é Kalón: significa aquilo que agrada, que suscita admiração, que atrai o olhar. ... Os gregos antigos, contudo, não tinham uma definição clara sobre o que é beleza. Associavam a beleza a outros valores.

Qual é o conceito da estética?

A estética é conhecida também por ser a ciência do belo, a filosofia da arte que dedica-se a estudar aquilo que é belo nas manifestações da natureza e também nas manifestações artísticas. A estética é uma área da filosofia, é portanto, um ramo filosófico que dedica-se a estudar e investigar a essência da beleza.

O que é estética exemplo?

A estética é caracterizada como uma área da filosofia, especializada no estudo das formas de arte e em como ocorrem os processos de criação de obras artísticas. ... Apesar de ter origem na Grécia Antiga, o cuidado estético e o que está relacionado à produção artística, já eram vistos, por exemplo, nas pinturas rupestres.

O que é o belo para a filosofia?

Na visão de Sócrates, “o belo é o útil”, ou seja, a beleza não está associada à aparência de um objeto, mas em quão proveitoso ele for. Já Aristóteles, discípulo de Platão, possuía outro conceito de belo. Para ele, uma obra só poderia ser considerada bela se fosse capaz de promover a catarse em seus admiradores.

Qual o conceito de belo e beleza?

O belo é algo que tem beleza. ... Na verdade, para ser mais preciso, as coisas não “têm” beleza, mas as pessoas atribuem essa qualidade a elas com base em uma apreciação subjetiva. Além dessa subjetividade, geralmente no nível social há uma crença compartilhada sobre o que é belo e o que não é.

Qual a noção que norteia a ideia de belo para os gregos?

O belo clássico define-se na arte grega com base em um ideal de perfeição, harmonia, equilíbrio e graça que os artistas procuram representar pelo sentido de simetria e proporção (Praxíteles, Hermes com o Jovem Dionisio, 350 a.C.).

O que era considerado virtude Para os gregos antigos?

Como princípio formativo da paideia grega, o conceito de areté (virtude) referia-se, em termos gerais, a um ideal de excelência humana. ... No mesmo período, a filosofia platônica concebeu a virtude como um ideal moral, resultado da relação entre uma boa natureza e uma boa educação.

O que é arte e estética?

A arte sempre esteve presente na vida do ser humano. ... Pode se dizer que a arte, por ser muito ligado aos sentimentos e individualidades, está muito relacionada à filosofia. Na filosofia, o estudo da natureza de beleza, o estudo daquilo que é belo é conhecido como estética.

O que é estética explique seus conceitos origem sentido e significado?

A Estética, também chamada de Filosofia da Arte, é uma das áreas de conhecimento da filosofia. Tem sua origem na palavra grega aisthesis, que significa "apreensão pelos sentidos", "percepção". É uma forma de conhecer (apreender) o mundo através dos cinco sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato).

Qual foi a origem da estética?

Mas, foi por volta de 1750, que o filósofo Alexander Baumgarten (1714-1762) utilizou e definiu o termo "estética" como sendo uma área do conhecimento obtida através dos sentidos (conhecimento sensível). A estética passou a ser entendida, ao lado da lógica, como uma forma de conhecer pela sensibilidade.

Quais são as dimensões da arte grega?

O filósofo busca definir os termos gregos: práxis (ação), poiesis (criação) e techné (regras e procedimentos para se produzir algo). Sendo assim, passa a ser entendido como arte, tudo o que passa por essas três dimensões, todo o tipo de trabalho e tudo aquilo que produz algo novo. Entretanto, há uma forte hierarquia entre as artes gregas.

Qual a hierarquia entre as artes gregas?

Entretanto, há uma forte hierarquia entre as artes gregas. As artes da razão, que trabalham com o intelecto, são entendidas como superiores às artes mecânicas, que trabalham com as mãos. O trabalho com as mãos é compreendido como um trabalho menor, desvalorizado, destinado aos escravos.

Como a estética se desenvolveu?

A estética passou a ser entendida, ao lado da lógica, como uma forma de conhecer pela sensibilidade. Desde então, a estética se desenvolveu como área de conhecimento. Hoje, é compreendida como o estudo das formas de arte, dos processos de criação de obras (de arte) e em suas relações sociais, éticas e políticas.

Postagens relacionadas: