O que pode levar à puberdade precoce?

Índice

O que pode levar à puberdade precoce?

O que pode levar à puberdade precoce?

A puberdade precoce é causada pelo aumento antecipado dos hormônios sexuais no sangue, seja porque a criança se expôs a algum hormônio (ex: medicamentos); ou porque suas glândulas (ex: pituitária, ovários nas meninas e testículos nos meninos), passaram a produzir, por algum motivo, esses hormônios sexuais de forma ...

Como se define uma puberdade precoce?

A puberdade é considerada precoce quanto os sintomas surgem antes dos oito anos (ou antes dos nove, no caso dos meninos), ou a menarca surge antes desse intervalo de dois anos.

Qual é o tratamento para puberdade precoce?

O tratamento da puberdade precoce é feito com agonistas de GnRH. Esses medicamentos têm como objetivo bloquear a evolução puberal e, com isso, promover a regressão dos caracteres sexuais secundários, diminuir a velocida- de de crescimento e a progressão da idade óssea.

O que é puberdade precoce feminina?

Puberdade precoce é o início da maturação sexual antes dos 8 anos de idade nas meninas ou 9 anos nos meninos.

O que fazer para evitar puberdade precoce?

Há formas naturais de retardar a menarca, como praticar exercícios intensos, ter uma alimentação pouco calórica e dormir direito. Outras maneiras envolvem o uso de medicamentos, como progesterona, para impedir a ovulação, ou bloqueadores de gonadotrofina, responsável por disparar a fabricação de hormônios sexuais.

Quais os sinais de puberdade precoce?

Sintomas de Puberdade precoce

  1. Aparecimento do broto mamário.
  2. Desenvolvimento de pelos pubianos.
  3. Nascimento de pelos em regiões do corpo que não os continham.
  4. Pelos das pernas mais grossos.
  5. Crescimento acelerado.
  6. Acnes.

Quais os sintomas de puberdade precoce feminina?

Cada vez mais comum, puberdade precoce gera problema físico e emocional. Aparecimento das mamas, evolução dos testículos, surgimento de pelos na região pubiana e nas axilas, elevação da oleosidade da pele, acne, mudança de voz nos meninos e primeira menstruação nas meninas.

Quais são os primeiros sinais da puberdade?

Normalmente, os primeiros sinais de puberdade, como crescimento das mamas e pelos genitais nas meninas e crescimento do pênis e alteração na voz nos meninos, costumam aparecer a partir dos 8 ou 9 anos de idade.

Quanto tempo dura o tratamento da puberdade precoce?

Doutora Fernanda explica sua manutenção nos casos da puberdade precoce central: “O tratamento deve ser mantido até a idade normal para o desenvolvimento sexual e/ou adequação psicossocial ao início da puberdade e até os ossos atingirem a idade máxima de 12 a 12,5 anos nas meninas e 13 a 13,5 anos nos meninos”.

Qual o médico que cuida de puberdade precoce?

Quando os sinais da puberdade aparecem precocemente, é preciso consultar um médico endocrinologista. Após uma avaliação clínica e uma análise de exames de sangue e imagem, o profissional pode estabelecer o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.

Qual a origem da puberdade precoce central?

A puberdade precoce central também pode ser decorrente de causas iatrogênicas (p. ex., cirurgia, radioterapia ou quimioterapia para tratamento de câncer).

Quando começa a puberdade?

A puberdade é um período quando o corpo dos meninos e meninas começa a ganhar características de adultos, deixando de ser infantil. Esse processo normalmente acontece durante a adolescência.

Como fazer o diagnóstico de puberdade precoce?

Diagnóstico de Puberdade precoce O diagnóstico de puberdade precoce é feito por meio da avaliação clínica, com um exame físico completo e dados da história da criança e da família - quando começaram a aparecer os primeiros sinais, estatura dos pais, histórico familiar de puberdade precoce ou outras doenças endócrinas, etc.

Como fazer o tratamento da puberdade precoce periférica?

O tratamento da puberdade precoce periférica (ou seja, que pode ter origem em diversas partes do corpo) deve levar em consideração a causa. Ele poderá ser feito com medicamentos ou mesmo com cirurgias, no caso, principalmente, de tumores.

Postagens relacionadas: