O que é a taxa mínima de atratividade TMA de um projeto?

Índice

O que é a taxa mínima de atratividade TMA de um projeto?

O que é a taxa mínima de atratividade TMA de um projeto?

Taxa mínima de atratividade (TMA) é o percentual mínimo que um investidor está disposto a ganhar a partir de uma aplicação financeira. Portanto, é um indicador fundamental na hora de investir, que tem como finalidade avaliar se um investimento vale a pena ou não.

Como calcular a TIR de um projeto?

Os passos para o cálculo são:

  1. Digitar o investimento inicial → CHS → g → CFo;
  2. Digitar cada valor do fluxo de caixa → g → CFj;
  3. Se algum fluxo de caixa se repete, basta selecionar a quantidade dessa repetição → g → Nj;
  4. Ao final descobrimos o valor da TIR pressionando f → IRR.

Qual é o acrônimo do TMA?

Do acrônimo TMA, corresponde ao mínimo que um investidor se propõe a ganhar, ou ao máximo que alguém propõe-se a pagar ao realizar um financiamento. A Taxa Mínima de Atratividade é considerada uma excelente ferramenta especialmente na hora de escolher entre as diversas opções de investimento disponíveis.

Quais são os componentes do cálculo de TMA?

No entanto, há 3 componentes (ou cenário econômico-financeiro) a serem levados em consideração no cálculo de TMA: #01 - Custo de Oportunidade. Aqui no blog já falamos que para toda decisão que tomamos, automaticamente renunciamos a todos os outros caminhos possíveis (neste artigo abordamos com detalhes sobre Custo de Oportunidade).

Quais são os riscos de investimentos com a TMA?

Com a TMA, os administradores e analistas financeiros mantém suas atenções nos riscos de um investimento ou na potencial baixa taxa de retorno. A maioria das organizações que levam os riscos em consideração ao analisar investimentos em projetos o fazem por meio da Taxa Mínima de Atratividade.

Qual a relação entre a TIR e a TMA?

TIR menor do que a TMA o investimento não seria atrativo, pois sua rentabilidade é inferior a um investimento livre de risco. Calcular e interpretar a relação da TMA com a TIR faz com que você faça as melhores escolhas para a gestão da sua empresa ou tomada de decisão de investimento.

Postagens relacionadas: