Como calcular a zona de treinamento?

Índice

Como calcular a zona de treinamento?

Como calcular a zona de treinamento?

A melhor forma e mais assertiva para se calcular a zona de treino é através de um exame ergométrico ou ergoespirométrico. Porém existe uma fórmula simples para se calcular, que é o valor 220 – (Idade) = Frequência Cardíaca Máxima.

O que é zona aeróbia de treinamento?

A zona aeróbia lipolítica tem como principal fonte energética a gordura. Esse treino, feito principalmente para a perda de peso, usa de 60% a 70% da FC máx. e deve ser aliado ao consumo de proteínas. Quando o atleta quer adquirir resistência física, usa de 70% a 80% da FC máx.

Qual o limite da sua zona alvo de treinamento?

Zonas de Frequência Cardíaca
Zona alvoIntensidade em % da FCmáx FCmáx = Frequência cardíaca máxima (220-idade).Exemplo de durações
MÁXIMO90–100%menos de 5 minutos
INTENSO80-90%2-10 minutos
MODERADO70–80% 133–152 bpm10–40 minutos
LEVE60–70%40–80 minutos
Mais 1 linha

O que é zona anaeróbica de treinamento?

Treinamento anaeróbico é o que acontece quando você aumenta a intensidade alguns níveis. ... Quando vamos acima dos 80% da nossa frequência cardíaca máxima, entramos na zona anaeróbica. Neste nível, paramos de usar oxigênio para alimentar os músculos – e, sem oxigênio, não podemos queimar muita gordura.

Quais são as zonas de treinamento?

As zonas de treinamento, são aliadas principalmente a corrida. As zonas de treinamento são usadas para determinar a intensidade da atividade física, alinhando a carga de exercício com mais segurança. Assim, você treina com o condicionamento físico dentro do limite do seu corpo.

Qual a melhor zona de treino?

Essa zona de treino é bem confortável e a mais utilizada para iniciantes ou treinos mais suaves. Tem como principal fonte energética a gordura. Esse treino, feito principalmente para a perda de peso, usa de 60% a 70% da frequência cardíaca máxima. E deve ser aliado ao consumo de proteínas.

Qual a Idade do atleta para definir sua zona de treinamento?

Não são tão precisas quanto o teste, mas servem de base para quem quer definir sua zona de treinamento. Na fórmula sugerida por Cardoso, deve-se multiplicar a idade do atleta por 0,7 (homem ou mulher). O resultado deve ser subtraído de 208.

Qual o limite entre Zona 2 e Zona 3?

Pouco trabalho em zona 2 resulta em má resistência e economia, ou seja, o atleta será pouco eficiente mesmo quando em zonas mais altas. Algumas fontes indicam que o limite entre a zona 2 e a zona 3 está no limiar ventilatório 1 ou limiar aeróbio (não confundir com anaeróbio)]

Postagens relacionadas: