Como os programas de pós-graduação são avaliados pela CAPES?

Índice

Como os programas de pós-graduação são avaliados pela CAPES?

Como os programas de pós-graduação são avaliados pela CAPES?

Os cursos de mestrado profissional, mestrado (acadêmico) e doutorado avaliados com nota igual ou superior a "3" são recomendados pela CAPES ao reconhecimento (cursos novos) ou renovação do reconhecimento (cursos em funcionamento) pelo Conselho Nacional de Educação CNE/MEC.

Como saber o conceito CAPES de um curso?

Como verificar se o mestrado ou doutorado é reconhecido pelo MEC e Capes

  1. Acesse a plataforma Sucupira (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/)
  2. Clique em Cursos avaliados e reconhecidos.
  3. Escolha o tipo de pesquisa: por área de avaliação, nota ou região.
  4. Acesse os dados e verifique as instituições que aparecem na lista.

Como saber a nota de um programa de pós-graduação?

O acesso às informações relativas à avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação é feito pelo endereço eletrônico: http://sucupira.capes.gov.br.

Quantos programas de pós-graduação CAPES?

O total de cursos de pós-graduação hoje no país passa a ser de 3.592. A lista dos cursos recomendados está na página eletrônica da Capes.

Como é feita a avaliação da Capes?

Os relatórios são analisados pela Comissão de Área (CA), num esforço concentrado de análise comparativa da evolução e do estado da arte em cada Área, posteriormente revisado pelo Conselho Técnico Científico do Ensino Superior (CTC-ES), que integra todas as Áreas.

Quantos programas de Pós-graduação existem no Brasil?

São 3.703 cursos de mestrado e/ou doutorado entre instituições federais, estaduais ou municipais – o que equivale a 80% dos 4.581 programas de pós-graduação no país. Os dados são da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Como saber o conceito de um curso?

Como encontrar a nota MEC da minha faculdade?

  1. Acesse o site do Inep na página CPC e do IGC.
  2. Faça o download do arquivo.
  3. Abra a planilha e pesquise o curso e a faculdade.
  4. Procure a coluna com o nome PC Faixa ou IGC Faixa e verifique a pontuação do curso naquela instituição.

O que é a Plataforma Sucupira da Capes?

A Plataforma Sucupira é uma ferramenta que permite o acompanhamento e a avaliação periódica dos programas de pós-graduação.

Como saber o conceito de uma Pós-graduação?

Essa informação pode ser verificada no site do E-MEC, um portal que oferece informações sobre as instituições de educação superior credenciadas e os cursos superiores autorizados.

Quantos programas de pós-graduação existem no Brasil?

São 3.703 cursos de mestrado e/ou doutorado entre instituições federais, estaduais ou municipais – o que equivale a 80% dos 4.581 programas de pós-graduação no país. Os dados são da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Quais são os cursos aprovados pela CAPES?

Todos os cursos aprovados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE passam por avaliação periódica da CAPES e, caso sejam avaliados com notas 1 e 2, ficam impedidos de matricular novos alunos, tendo que cumprir apenas o compromisso de concluir a formação dos alunos já matriculados.

Como é realizada a avaliação da pós-graduação?

A característica central da avaliação da Pós-Graduação é ser realizada por pares (comissão de especialistas da Área, no caso Ensino), com base em informações anuais públicas e transparentes, registradas em separado por cada PPG na plataforma comum ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), a Plataforma Sucupira.

Qual a avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação?

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) acaba de divulgar os resultados da avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). A pesquisa avaliou 4.175 cursos brasileiros de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado.

Quais são as necessidades da pós-graduação?

O objetivo da avaliação é perceber o avanço da pós-graduação e apontar necessidades de correção para instituições e programas. A pesquisa serve também como referência para que as agências de fomento nacionais e internacionais possam distribuir bolsas de estudo. A pesquisa revela um aumento de número de cursos em todos os níveis de formação.

Postagens relacionadas: