Como declarar pensão alimentícia recebida no Imposto de Renda 2017?
Como declarar pensão alimentícia recebida no Imposto de Renda 2017?
na ficha “Alimentandos” o contribuinte deve informar os “Dados do Alimentando“, tais quais o nome, CPF, e a data de nascimento, por exemplo; já na ficha de “Pagamentos Efetuados“, o contribuinte deve informar o valor pago no ano anterior a título de pensão alimentícia.
Como declarar recebimento de pensão alimentícia?
Ela constitui gasto dedutível para quem paga e rendimento tributável para quem a recebe, e ambos os contribuintes precisam declarar. A seguir, vou explicar como declarar recebimento de pensão alimentícia ou então abater os valores pagos no imposto de renda 2020.
Como declarar a pensão alimentícia e rendimento tributável?
Pensão alimentícia é gasto dedutível para quem paga e rendimento tributável para quem recebe. Veja como declarar as duas situações no imposto de renda 2020 pensão alimentícia só deve ser informada na declaração de IR quando definida por decisão judicial ou extrajudicial (escritura pública).
Qual a obrigatoriedade do imposto de renda 2020?
Neste caso, se seus filhos se enquadrarem nas regras de obrigatoriedade do imposto de renda 2020, vale a pena preencher uma declaração em separado para eles. Se eles não estiverem obrigados a declarar, mesmo com a pensão alimentícia recebida, não é preciso entregar declaração em separado. Basta que você não os declare como dependentes.
Quando deve ser declarada a pensão alimentícia?
A pensão alimentícia só deve ser informada na declaração de IR quando definida por decisão judicial ou extrajudicial (escritura pública). Ela constitui gasto dedutível para quem paga e rendimento tributável para quem a recebe, e ambos os contribuintes precisam declarar.