O que pode considerar obesidade infantil?
Índice
- O que pode considerar obesidade infantil?
- Como é a obesidade infantil no Brasil?
- Como classificar a obesidade infantil?
- Qual o perigo da obesidade infantil?
- Como a obesidade pode ser definida?
- Quais são os perigos da obesidade?
- Por que a obesidade que surge na infância é a mais perigosa?
- Quais são as causas da obesidade infantil?
- Como evitar a obesidade infantil?
- Qual o diagnóstico da obesidade infantil?
- Quais são as diretrizes para o tratamento da obesidade infantil?
O que pode considerar obesidade infantil?
Ouça em voz altaPausarA obesidade infantil é caracterizada por um excesso de gordura corporal em crianças de até 12 anos, sendo considerado sobrepeso quando o peso da criança está, no mínimo, 15% acima do peso de referência para a sua idade. O diagnóstico também pode realizado através do IMC (índice de massa muscular).
Como é a obesidade infantil no Brasil?
Ouça em voz altaPausarAs notificações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, de 2019, revelam que 16,33% das crianças brasileiras entre cinco e dez anos estão com sobrepeso; 9,38% com obesidade; e 5,22% com obesidade grave. Em relação aos adolescentes, 18% apresentam sobrepeso; 9,53% são obesos; e 3,98% têm obesidade grave.
Como classificar a obesidade infantil?
Ouça em voz altaPausarNa faixa etária pediátrica a obesidade era diagnosticada pela avaliação do peso em relação ao peso esperado para altura, sendo considerado diagnóstico de obesidade um peso maior que 120% do peso esperado.
Qual o perigo da obesidade infantil?
Ouça em voz altaPausarA obesidade infantil, se não prevenida, pode vir a causar sérias doenças no adolescente e na vida adulta como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol alto e deformações na coluna vertebral e na estrutura óssea.
Como a obesidade pode ser definida?
Ouça em voz altaPausarPela definição da Organização Mundial da Saúde, obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2.
Quais são os perigos da obesidade?
Ouça em voz altaPausarO obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.
Por que a obesidade que surge na infância é a mais perigosa?
Ouça em voz altaPausarComo no adulto, a obesidade infantil tem como causas os maus hábitos (alimentação errada e sedentarismo) e predisposição genética. Quando ambos os pais são obesos, os filhos têm 80% de probabilidade de seguir o exemplo. Já quando apenas um é obeso, o risco é de 50%.
Quais são as causas da obesidade infantil?
Não existe consenso entre os estudos apresentados, que atribua a um ou outro fator especifico o aumento da prevalência de obesidade infantil. A ingestão alimentar inadequada ou em excesso, aliada ao sedentarismo ou a baixos níveis de atividade física, surgem como as principais causas.
Como evitar a obesidade infantil?
Como evitar a obesidade infantil? Segundo a OMS, a obesidade infantil está diretamente ligada às mudanças comportamentais que privilegiam o sedentarismo e a alimentação inadequada.
Qual o diagnóstico da obesidade infantil?
Obesidade infantil é uma condição em que o excesso de gordura corporal afeta negativamente a saúde ou bem-estar de uma criança. Como métodos para determinar a gordura corporal diretamente são difíceis, o diagnóstico da obesidade é muitas vezes baseada no índice de massa corporal (IMC). Devido ao aumento da prevalência da obesidade em crianças e ...
Quais são as diretrizes para o tratamento da obesidade infantil?
Assim, as diretrizes para tratamento da obesidade infantil da OMS incluem aconselhamento, dieta, análise dos hábitos alimentares (da criança e da família), além do acompanhamento das medições de peso e altura. O diagnóstico e tratamento devem ser realizados por médicos especializados.