Qual a melhor forma de tributação Lucro Real ou Presumido?
Índice
- Qual a melhor forma de tributação Lucro Real ou Presumido?
- O que é lucro real presumido e simples nacional?
- O que é regime tributário lucro Real?
- Quais as empresas que se enquadram no lucro real?
- Quando vale a pena optar pelo Lucro Real?
- Como se dá a opção pelo lucro real?
- Quais são as diferenças entre lucro real e Lucro Presumido?
- Qual é o lucro presumido?
- Por que o lucro real é obrigatório?
- Quais são as alíquotas no regime do lucro real?
Qual a melhor forma de tributação Lucro Real ou Presumido?
Em momentos de expansão com a lucratividade aumentando pode ser mais recomendado optar pelo Lucro Presumido, enquanto em momentos de baixa lucratividade (ou prejuízo) o Lucro Real pode gerar despesas menores, por exemplo.
O que é lucro real presumido e simples nacional?
O que é Lucro Presumido? O Lucro Presumido também visa o cálculo de quanto uma empresa deve pagar de IRPJ, CSLL. Porém, isso é feito de forma mais simples que no Lucro Real. O cálculo desse regime tributário tem como base uma tabela fixa de presunção para tributação para o IRPJ e para a CSLL.
O que é regime tributário lucro Real?
Lucro Real é a regra geral para a apuração do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) da pessoa jurídica. ... Olhando somente pelo lado do imposto de renda, para uma empresa que opera com prejuízo, ou margem mínima de lucro, normalmente optar pelo regime de Lucro Real é vantajoso.
Quais as empresas que se enquadram no lucro real?
Quem pode se enquadrar no Lucro Real?
- Empresas do mercado financeiro, como bancos, instituições financeiras, cooperativas de crédito, empresas de seguro privado, entidades de previdência aberta e sociedades de crédito imobiliário;
- Empresas que tiveram lucro, rendimentos ou ganhos de capital oriundos de fora do país;
Quando vale a pena optar pelo Lucro Real?
Nos casos em que a margem de lucro seja menor, o melhor é utilizar o lucro real, pois dessa forma evita-se o pagamento de impostos sobre um lucro que não existiu. ... No lucro real, disponível a todas as empresas e obrigatório para quem fatura mais de R$ 48 milhões, os impostos são calculados com base no lucro apurado.
Como se dá a opção pelo lucro real?
A opção pelo lucro real anual, lucro real trimestral ou lucro presumido será manifestado pelo pagamento da 1ª quota de qualquer um dos regimes, mediante DARF, sendo que a legislação não permite mudar a forma de tributação durante o ano-calendário (art. 13, Lei 9.718/98).
Quais são as diferenças entre lucro real e Lucro Presumido?
Quais são as diferenças entre lucro real e lucro presumido? A maior diferença entre lucro real e lucro presumido perante a legislação é que o primeiro permite a exclusão e adição de valores, sem um valor-limite de faturamento.
Qual é o lucro presumido?
Confira! O Lucro Presumido é um regime de tributação que utiliza uma fórmula simplificada para definir a base do cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Por que o lucro real é obrigatório?
Além disso, conforme vimos, o lucro real é obrigatório para alguns tipos de organizações e também para as empresas que apresentam um faturamento anual superior a R$ 78 milhões. O maior diferencial do lucro presumido, por outro lado, é que seu valor pode não necessariamente corresponder ao lucro que realmente foi obtido pela empresa.
Quais são as alíquotas no regime do lucro real?
As alíquotas no regime do Lucro Real são calculadas com base no efetivo lucro obtido pela empresa. O cálculo do lucro é feito pela seguinte fórmula: Receitas – Despesas = Lucro Real. Empresas que adotam esse regime tributário precisam ficar atentas às suas contas. Devem ter um controle rigoroso dos valores de entradas e saídas.