Como podemos definir a plataforma continental?

Índice

Como podemos definir a plataforma continental?

Como podemos definir a plataforma continental?

A CNUDM define que: “A plataforma continental de um Estado costeiro compreende o leito e o subsolo das áreas submarinas que se estendem além do seu mar territorial, em toda a extensão do prolongamento natural do seu territó- rio terrestre, até ao bordo exterior da margem continental, ou até uma distância de 200 milhas ...

O que é plataforma continental jurídica?

Pela definição jurídica de plataforma continental, vemos que a PCJ de um Estado costeiro pode englobar as feições fisiográficas conhecidas como plataforma, talude 3. e elevação 4. continentais, e, em algumas circunstâncias, inclusive regiões da planície abissal.

O que é plataforma continental e qual é a sua importância econômica?

As plataformas continentais têm uma grande importância econômica e são alvo de muitos estudos, porque são uma grande fonte de recursos naturais. Algumas atividades estabelecidas nas plataformas continentais são muito importantes, como por exemplo as pescas, exploração petrolífera e prospecção.

Onde começa a plataforma continental?

Em oceanografia, geomorfologia e geologia, chama-se plataforma continental à porção dos fundos marinhos que começa na linha da costa e desce com um declive suave até o talude continental (onde o declive é muito mais pronunciado).

Qual a característica da plataforma continental do Né do Brasil?

Apresenta-se estreita e rasa, sendo uma das poucas áreas no mundo a apresentar cobertura, quase em sua totalidade, de sedimentos carbonáticos biogênicos, considerando esta como uma plataforma continental estável e aberta.

Quais são os recursos naturais extraídos a partir da plataforma continental?

Os bens minerais que têm despertado o interesse dos empresários brasileiros vão de simples areia e cascalho (para obras civis) até sais de potássio e fosfato (para uso como fertilizantes), além de calcário, ouro e diamante. A foto acima se refere à pesquisa mineral na plataforma continental brasileira.

Como é conhecida a plataforma continental brasileira?

Estamos falando da Plataforma Continental conhecida como Plataforma Continental Estendida, Jurídica ou Legal, no enfoque em que o assunto é tratado no Artigo 76 da CNUDM. ...

Qual a diferença entre plataforma continental e mar territorial?

A área de abrangência de todas essas áreas é chamada de plataforma continental. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O mar territorial corresponde a uma faixa marítima de 12 milhas náuticas para além do limite continental do país.

Qual é a sua importância econômica na atualidade do cacau?

O cacau adquiriu seu espaço e foi ganhando importância econômica com a expansão do consumo de chocolate, e com isso várias tentativas foram feitas visando à implementação da lavoura cacaueira em regiões com condições de clima e solo semelhantes às de origem.

Qual é a importância da plataforma continental para a vida marinha?

A água que cobre a plataforma continental possui vida marinha em abundância e grande parte da pesca mundial se realiza nesta zona. É nela que se encontra a quarta parte da produção mundial de petróleo e gás procedentes das rochas que se encontram submersas.

¿Qué es una plataforma continental?

Esto nos permite entender qué es una plataforma continental. Se trata de aquella superficie situada bajo el mar y ubicada cerca de la costa, que se extiende desde el litoral hasta aquellas profundidades que no superan los doscientos metros.

¿Cuál es el límite exterior de las plataformas continentales?

En las Plataformas Continentales abunda la vida animal y vegetal y también hay recursos minerales, por lo que es de gran importancia económica. El límite exterior se establece generalmente en donde se produce el cambio súbito de la pendiente, precipitándose en forma de talud continental, siendo su límite el fondo del océano.

¿Cuál es el límite entre la plataforma continental y el lecho del mar?

El límite exterior entre la plataforma continental y el lecho del mar se sitúa a una distancia inferior a las 350 millas marinas, contando a partir de sus líneas de base. Estos límites son importantes ya que la parte del mar que cubre la plataforma continental es donde suele haber una mayor cantidad de recursos pesqueros.

¿Cuál es el margen continental?

El subsuelo y el lecho de la plataforma continental, junto al talud y a la emersión del continente, forman el margen continental. Es importante destacar que, en cambio, el fondo profundo del océano, su subsuelo y las crestas no se incluyen en este margen.

Postagens relacionadas: