O que pode ser deduzido do Imposto de Renda pessoa jurídica?

Índice

O que pode ser deduzido do Imposto de Renda pessoa jurídica?

O que pode ser deduzido do Imposto de Renda pessoa jurídica?

Para efeito de apuração do lucro real, a pessoa jurídica poderá deduzir como despesa operacional as participações atribuídas aos empregados nos lucros ou resultados, dentro do próprio exercício de sua constituição.

Como fazer doação em dinheiro para pessoa jurídica?

É obrigatório registrar o nome da entidade beneficiária, o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Além disso, deve ser informado o código e o valor doado.

Qual o tipo de doação que é dedutível?

Pode-se afirmar que as doações efetuadas a entidades enquadradas como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) é perfeitamente legal e dedutível para o efeito da apuração do Imposto de Renda e da Contribuição Social Sobre o Lucro, até o limite de 2% sobre o lucro operacional.

O que pode ser deduzido do IRPJ Lucro Presumido?

Está vedada a dedução de qualquer incentivo fiscal no imposto de renda devido com base no lucro presumido (art. 10 da Lei nº 9.532/97). O imposto de renda devido, apurado trimestralmente, será pago em cota única até o último dia útil do mês subseqüente ao do encerramento do trimestre de apuração.

Como formalizar uma doação em dinheiro?

O primeiro passo é abrir a ficha "Rendimentos Isentos e não Tributáveis". Clique em "novo" e selecione o campo "14 - Transferências patrimoniais - doações e heranças". Em seguida, informe o nome e o CPF do doador e o valor correspondente ao bem ou a quantia em dinheiro recebida na forma de doação.

Como recolher o imposto sobre doação em dinheiro?

Embora na doação em dinheiro não haja incidência de imposto de renda, esta deve ser declarada em local próprio, por aquele que recebe a doação (ficha “Rendimentos Isentos e não tributáveis”, no código referente a Transferências Patrimoniais – doações e heranças), informando o valor recebido, nome e o CPF do doador.

Como realizar a doação do imposto de renda?

A doação poderá ser abatida do Imposto de Renda, desde que a entidade escolhida esteja devidamente credenciada junto à assistência social da cidade e participe dos fundos municipais, estaduais, distritais ou nacionais da sua área. Por isso, antes de realizar qualquer tipo de doação, é importante conferir se é uma instituição credenciada.

Como efetuar a doação do imposto de renda 2020?

Mas é importante lembrar que para essa doação ter a possibilidade de ser deduzida no seu imposto de renda 2020, você precisa ter efetuado a doação até o dia 31 de Dezembro de 2019 Dica Extra do Jornal Contábil: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda.

Como efetuar a doação como pessoa física?

Para efetuar essa doação como Pessoa Física é preciso optar pela declaração completa, já que na versão simplificada não é possível efetuar a dedução. Apesar de ser possível doar 6% do valor do imposto, existe uma regra onde apenas 3% do valor pode ser doado, com exclusividade, para Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Quando deve ser efetuado o pagamento da doação?

PAGAMENTO O pagamento da doação deve ser efetuado até a data de vencimento da primeira quota ou quota única do imposto, observadas instruções específicas da Secretaria da Receita Federal do Brasil. As regras para dedução no próprio ano da declaração foram estabelecidas pela Instrução Normativa RFB 1.311/2012.

Postagens relacionadas: