Como foi a morte de Iansã?

Índice

Como foi a morte de Iansã?

Como foi a morte de Iansã?

Foi um tremendo massacre, pelo qual passaram todas. Com grandes chifradas IANSÃ rasgou-lhes a barriga, pisou sobre os corpos e rodou-os no ar. IANSÃ poupou seus filhos que a seguiam chorando e dizendo: Nossa mãe, nossa mãe!

Como Iansã história?

Iansã é um Orixá que teve seu culto nascido na Nigéria, mais especificamente nas margens do Rio Niger que chegou ao Brasil juntamente com os negros escravos. Na juventude, Iansã viajou por muitos reinos e foi a paixão de muitos reis, entre eles Exu, Oxossi, Ogum, Logun-Edé.

Quem é a mãe de Iansã?

Iansã é filha de Iemanjá e Oxalá e amante de Xangô. O nome Iansã foi escolhido por Xangô e pode ser traduzido como "mãe do entardecer". Conhecida também como Oyá ou Oiá, Iansã é uma deusa guerreira que representa independência e força feminina.

Quais foram os maridos de Iansã?

Foi esposa de Ogum e Xangôe tem um temperamento ardente e impetuoso. As danças de Iansã são guerreiras e, se Ogum está presente, ela se engaja em duelo com ele, em lembrança de suas antigas divergências.

Quem foi os maridos de Iansã?

Tão poderosa quanto o seu marido Xangô, Iansã é uma deusa que percorreu vários reinos em busca da sabedoria de outros orixás. ... Ao notar a reclamação do guerreiro, Iansã, que ainda não havia se casado com Xangô, se pôs a ajudar na fabricação das armas soprando o fogo que as forjavam.

Quem é de Iansã?

Inhansã ou Oiá, como é também chamada no Brasil, é uma divindade da Mitologia iorubá associada aos ventos e às águas, sendo companheira de Xangô, o senhor dos raios e tempestades. ... Iansã é associada a sensualidade, dos Orixás femininos é uma das mais guerreiras e imponentes.

Quais são os poderes de Iansã?

Ele a ensinou como dominar os poderes dos raios e deu a ela o seu coração. Baseando-se na história de Iansã, não é uma surpresa que para os seus filhos a vida se trata de uma grande aventura, na qual os riscos e os desafios são a melhor parte da história.

Quais são os atributos de Iansã?

Iansã representa o movimento, o fogo, a necessidade de mudança, de deslocamento. Representa a rapidez de raciocínio (o raio), a coragem, lealdade, franqueza, transformações materiais, avanços tecnológicos e intelectuais, a luta contra as injustiças. Auxilia no despertar da consciência e no equilíbrio das ações humanas. Domínios de Iansã

Quais são as danças de Iansã?

As danças de Iansã são guerreiras e, se Ogum está presente, ela se engaja em duelo com ele, em lembrança de suas antigas divergências. Seus fiéis a saúdam gritando Epa Heyi Oya!.

Postagens relacionadas: