Quais procedimentos podem ser realizados pela equipe médica para aliviar o quadro de ascite?
Índice
- Quais procedimentos podem ser realizados pela equipe médica para aliviar o quadro de ascite?
- O que fazer para diminuir ascite?
- Como saber se você tem ascite?
- Quem trata de ascite?
- Quais as principais causas de ascite?
- Qual a dor na parte inferior da barriga?
- Como faço para sentir a barriga que dói?
- Por que a barriga está dura?
- Por que a barriga d’água não é uma doença?
Quais procedimentos podem ser realizados pela equipe médica para aliviar o quadro de ascite?
Inicialmente, pode ser tratada apenas com diuréticos e a dieta com pouco sal, mas à medida que a doença progride os rins podem não suportar os diuréticos e/ou desenvolverem a chamada síndrome hepatorrenal (falência dos rins causada por alterações circulatórias provocadas pela cirrose), podendo ser necessária a ...
O que fazer para diminuir ascite?
A ascite não tem cura, porém, pode ser tratada com remédios diuréticos, restrição de sal na alimentação e com a não ingestão de bebidas alcoólicas, para eliminar o excesso de líquidos no abdômen.
Como saber se você tem ascite?
A ascite pode causar grande desconforto e apresentar sintomas como:
- Ganho de peso.
- Inchaço abdominal.
- Sensação de plenitude ou distensão.
- Sensação de peso.
- Indigestão.
- Náuseas ou vômitos.
- Inchaço em outras regiões do corpo como membros inferiores.
Quem trata de ascite?
A ascite pode ser causada por várias doenças, não sendo considerada uma doença em si. Por isso, o profissional mais capacitado para cuidar da ascite depende do diagnóstico da doença que está causando a mesma. Pode ser um hepatologista, um nefrologista, um cardiologista, um oncologista ou um cirugião.
Quais as principais causas de ascite?
A ascite consiste em um acúmulo de líquido (ascítico) que contém proteínas dentro do abdômen. Muitos distúrbios podem causar ascite, mas o mais comum é o aumento da pressão arterial nas veias que levam o sangue para o fígado (hipertensão portal), geralmente devido a cirrose.
Qual a dor na parte inferior da barriga?
Há dor na parte inferior da barriga, e algum sangramento depois de não ter menstruação por um ou mais meses. Sangramento vaginal ligeiro – chamado spotting (sangramento do aborto é muito intenso). Dor torna-se intensa num dos lados. Se a trompa rompe, a dor torna-se mais intensa.
Como faço para sentir a barriga que dói?
Começando no lado oposto ao local onde ele apontou, pressione suavemente para tentar perceber qual o órgão dentro do corpo que dói. (Deixe o local mais doloroso para o fim.) Faça pressão firme mas suave, mova a mão num padrão organizado de modo a poder sentir cada parte da barriga.
Por que a barriga está dura?
Palpe: a barriga está dura, como uma prancha? É muito dolorosa quando se toca? Estes são sinais de perigo. Ouça a barriga com um estetoscópio ou o seu ouvido, para ajudar a descobrir se a pessoa está em perigo. Uma barriga saudável faz pouco sons borbulhantes que soam a cada poucos segundos.
Por que a barriga d’água não é uma doença?
Mas há uma curiosidade que provavelmente você não sabia acerca da anomalia: A barriga d’água não é propriamente considerada uma doença, mas sim um fator que expressa a possível existência de outro problema existente.