Como a latitude influencia na temperatura atmosférica?

Índice

Como a latitude influencia na temperatura atmosférica?

Como a latitude influencia na temperatura atmosférica?

Quanto maior a latitude (mais perto dos pólos - 90º norte ou sul), mais frio será. E quanto menor a latitude (mais perto do equador - 0º), mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porque atingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos pois atingem uma área bem maior.

O que influencia a pressão atmosférica?

A pressão atmosférica sofre variações conforme as altitudes e as temperaturas. Pressão atmosférica é o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre. ... Quanto maior a altitude de um dado relevo, isto é, quanto mais elevado ele estiver em relação ao nível do mar, menor será a pressão atmosférica.

Qual a influência da latitude?

A latitude influencia na distribuição espacial das temperaturas. Dessa forma, quanto maior for latitude, menores serão as temperaturas. ... Assim, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica e quanto mais alta a temperatura, menor será a pressão.

Qual a influência da altitude na temperatura do ar?

Isto acontece devido uma massa de ar seco em ascensão está sujeita a pressão cada vez menor, aumentando seu volume e diminuindo a temperatura. Mas como este gradiente térmico depende da saturação do ar, o decréscimo da temperatura média com a altitude se situa em torno de 1 ºC a cada 180 metros.

Qual é a influência da altitude no clima?

A altitude influencia o clima, sobretudo através da pressão atmosférica. Sabe-se que a pressão do ar é responsável pelo aumento das temperaturas. Assim, quanto maior a pressão, mais quente fica; quanto menor a pressão, mais frio.

Como e por que a altitude interfere no clima?

Como o ar é um mau condutor de calor, a temperatura vai caindo conforme nos afastamos do nível do mar – em média, fica 6,4 ºC mais frio a cada mil metros de subida. Essa regra vale independentemente de os lugares altos estarem mais próximos do Sol.

Qual a relação entre pressão atmosférica e chuva?

Influência sobre as Chuvas Já a relação entre a pressão atmosférica e a precipitação (chuvas) ocorre da seguinte forma: em ambientes com baixa pressão atmosférica e, portanto, calor, o ar aquecido tende a subir e, ao alcançar altitudes maiores, condensa-se, forma nuvens e precipita-se.

Qual é a interferência da pressão atmosférica no nosso cotidiano?

Podemos mencionar várias situações do nosso cotidiano que envolvem a ação da pressão atmosférica. Uma delas é que só conseguimos tomar refrigerante utilizando canudinho graças à pressão atmosférica. Quando sugamos na extremidade do canudo há uma redução na pressão do ar de dentro.

O que é latitude em relação ao clima?

A relação entre a latitude e o clima explica-se em função da diferença da incidência dos raios solares nas diversas áreas da superfície terrestre. ... Em outras palavras, quanto mais próximo se está da Linha do Equador, mais quente costuma ser o ambiente climático. Forma-se, por isso, as faixas climáticas do planeta.

Qual a pressão atmosférica de um lugar?

Para que a pressão atmosférica de um lugar qualquer fique alta ou baixa, há uma série de fatores. O primeiro deles é a altitude. Em lugares mais baixos, a coluna de ar é maior, o que faz com que o “peso” do ar fique mais elevado.

Por que a pressão atmosférica muda com a altitude?

Por que a pressão atmosférica muda com a altitude? A variação da pressão atmosférica está ligada à força da gravidade. Essa força tem origem no centro da Terra e atrai tudo o que está no planeta, inclusive a atmosfera (camada de gases que circunda a crosta terrestre).

Qual a influência da latitude sobre o clima?

Influência da latitude sobre o clima A latitude interfere no clima em função das diferenças de radiação solar sobre a superfície terrestre. A latitude é uma coordenada geográfica calculada através da medição da distância, em graus, de um determinado ponto da Terra em relação à Linha do Equador.

Como a pressão atmosférica interfira no clima?

Um fato bastante curioso é que a pressão atmosféricaocorre com intensidades diferentes em regiões distintas, ou seja, em alguns lugares, ela é mais forte; em outros, ela é mais fraca. Essas diferenças em relação à pressão atmosférica nas diversas áreas da superfície terrestre fazem com que ela interfira no comportamento do clima.

Postagens relacionadas: