Como é a rotação da Lua?

Índice

Como é a rotação da Lua?

Como é a rotação da Lua?

A Lua, assim como o nosso planeta, gira em torno de seu próprio eixo. Ou seja: tem um ciclo de dia e noite, com cada centímetro da sua superfície sendo iluminado pelo Sol por um determinado período a cada giro completo.

Por que a Lua não gira?

A "Lua tem rotação sim, só que o período em que ela gira em torno de si mesma leva o mesmo tempo do movimento de translação em torno da Terra", explica a astrônoma astrônoma da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Thaisa Storchi Bergmann.

Como a Lua anda?

O satélite está sempre rodando e faz dois movimentos: gira ao redor da Terra, acompanhando o movimento de translação ao redor do Sol (no chamado movimento de translação da Lua), e em torno de si (movimento de rotação).

Qual o sentido que a Lua gira?

A Terra gira em sentido anti-horário para um observador acima do polo norte, com rotação de 24 horas, e a Lua gira em torno da Terra também em sentido anti-horário em translação de aproximadamente 27 dias.

Quantas horas dura o movimento de rotação da Lua?

27,3 dias A velocidade de rotação do satélite é muito lenta: demora 27,3 dias terrestres para dar uma volta em torno de si — e esse é o mesmo tempo que o astro leva para completar uma única órbita ao redor da Terra.

Quantos dias demora o movimento de rotação da Lua?

27,3 dias Já no Período Sideral o tempo que a Lua leva para girar em torno do seu eixo (rotação) é de 27,3 dias e esse também é o tempo que ela leva para orbitar em volta da Terra (revolução).

Por que não vemos o outro lado da Lua?

Porque existe uma sincronia entre o tempo que ela leva para dar a volta em si mesma (sua rotação) e o tempo necessário para dar uma volta completa ao redor da Terra, movimento chamado de translação. Essa perfeita sintonia acaba deixando apenas um de seus lados visíveis para nós.

Porque não dá pra ver o outro lado da Lua?

O lado oculto da Lua (também chamado de lado negro da Lua ou lado escuro da Lua) é o hemisfério lunar que não pode ser visto da Terra em decorrência da Lua estar em rotação sincronizada com a Terra.

Como a Terra gira em torno da Lua?

A "Lua tem rotação sim, só que o período em que ela gira em torno de si mesma leva o mesmo tempo do movimento de translação em torno da Terra", explica a astrônoma da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Thaisa Storchi Bergmann.

Quanto tempo a Lua gira em torno da Terra?

28 dias Em média, portanto, a distância é de 384 mil quilômetros, ou seja, 30 diâmetros da Terra de distância. 6. Quais são as fases da Lua? Importante ressaltar só vemos a Lua porque a luz do Sol é refletida em sua superfície e que, no decorrer de aproximadamente 28 dias, o satélite dá uma volta em torno da Terra.

Por que a Lua tem rotação?

A "Lua tem rotação sim, só que o período em que ela gira em torno de si mesma leva o mesmo tempo do movimento de translação em torno da Terra", explica a astrônoma astrônoma da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Thaisa Storchi Bergmann.

Como a Lua gira em torno da Terra?

Ela diz que à medida que a Lua gira em torno da Terra, ela gira também em torno do seu eixo. Por isso sempre vemos a mesma face do astro. "Uma analogia interessante pode ser realizada com uma experiência caseira: girar em torno de uma cadeira olhando para ela.

Qual o tempo que a Lua leva para dar volta ao redor da Terra?

Em outras palavras, o tempo que a Lua leva para dar uma volta ao redor da Terra é o mesmo que ela leva para dar 1 giro em torno do próprio eixo. Dessa forma, apresenta sempre a mesma face voltada para nós. Esse tempo é de 29.5 dias. Rogério Leite – Apolo11.com.

Como a Lua é mais próxima da Terra?

Segundo o astrônomo Rundsthen V. de Nader, do Observatório do Valongo/UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), há muitos milhões de anos a Lua era bem mais próxima da Terra. Conforme ela foi se afastando, a troca de energias com o nosso planeta foi se acomodando e o resultado foi essa sincronia entre os períodos de rotação e de translação.

Postagens relacionadas: