Como se divide a educação infantil?

Índice

Como se divide a educação infantil?

Como se divide a educação infantil?

Este projeto atende a crianças de 0 a 5 anos e se divide em duas etapas: a creche (0 a 3 anos) e a pré-escola (4 a 5 anos). ... 2º do projeto estabelece, como dever dos pais ou responsáveis, a efetivação de matrícula dos filhos menores, a partir de cinco anos, no ensino fundamental.

O que fala a LDB sobre a educação infantil?

Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Como se divide a educação infantil segundo a LDB?

De acordo com a Lei, a educação infantil deve ser oferecida em creches para as crianças de 0 a 3 anos, e em pré-escolas para as crianças de 4 e 5anos. Porém ela não é obrigatória. Dessa forma, a implantação de Centros de Educação Infantil é facultativa, e de responsabilidade dos municípios.

Quais são as etapas 1 e 2 da educação infantil?

As etapas da Educação Infantil abrangem desde os 2 anos de idade até os 5 anos.

  • Maternal I – 2 anos.
  • Maternal II – 3 anos.
  • Jardim I – 4 anos.
  • Jardim II – 5 anos.

Como a Lei de Diretrizes e Bases da educação Ldben 9394 96 influenciou a concepção de infância?

Há um fortalecimento da nova concepção de infância, garantindo em lei os direitos da criança enquanto cidadã. Cria-se o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente); a nova LDB, Lei nº9394/96, incorpora a Educação Infantil como primeiro nível da Educação Básica, e formaliza a municipalização dessa etapa de ensino.

Qual a principal lei da educação infantil?

A Lei nº 13.306/2016 alterou esse inciso e estabeleceu que o atendimento em creche e pré-escola é destinado às crianças de 0 a 5 anos de idade. 2) O art. ... 4º, 29 e 30 da LDB estabelecem que a educação infantil (creche e pré-escola) vai de 0 a 5 anos de idade.

Qual a primeira etapa da educação infantil?

Também conhecida como ensino infantil, a educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Ela atende crianças de zero a cinco anos de idade, que estão tendo os primeiros contatos com a escola, e por isso mesmo integra ensino e cuidado, funcionando como um complemento da educação familiar.

Qual é a primeira etapa da educação infantil?

Também conhecida como ensino infantil, a educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Ela atende crianças de zero a cinco anos de idade, que estão tendo os primeiros contatos com a escola, e por isso mesmo integra ensino e cuidado, funcionando como um complemento da educação familiar.

O que vem depois do pré 2?

Turmas por faixa etária
Seriado novoFaixa EtáriaIdade completa até
Maternal I2 a 3 anos31 de março
Maternal II3 a 4 anos
Pré-Escola I4 a 5 anos
Pré-Escola II5 a 6 anos

Como será organizada a educação infantil?

A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013) V - expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)

Qual a organização da Educação Infantil?

Organização da Educação Infantil. A organização da educação infantil está definida no Art. 31. Essa etapa da educação básica será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: V - expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

Quando deve ser oferecida a educação infantil?

De acordo com a Lei, a educação infantil deve ser oferecida em creches para as crianças de 0 a 3 anos, e em pré-escolas para as crianças de 4 e 5anos.

Por que a educação infantil é obrigatória?

De acordo com a Lei, a educação infantildeve ser oferecida em creches para as crianças de 0 a 3 anos, e em pré-escolas para as crianças de 4 e 5anos. Porém ela não é obrigatória. Dessa forma, a implantação de Centros de Educação Infantil é facultativa, e de responsabilidade dos municípios. Diferente dos demais níveis da educação, a educação ...

Postagens relacionadas: