O que aconteceu com a Alemanha durante a Guerra Fria?

Índice

O que aconteceu com a Alemanha durante a Guerra Fria?

O que aconteceu com a Alemanha durante a Guerra Fria?

Com o estouro da Guerra Fria e a guerra político-ideológica entre norte-americanos e soviéticos, a Alemanha dividiu-se em duas nações. Do lado capitalista, formou-se a República Federal da Alemanha (RFA) ou Alemanha Ocidental, e do lado comunista, formou-se a República Democrática Alemã (RDA) ou Alemanha Oriental.

Porque a Alemanha é tão rica?

Considerando a importância do comércio exterior para o Produto Interno Bruto (PIB), a Alemanha é a economia mais aberta dos Estados do G7. A quota do comércio exterior é de 84,4 por cento. Esta é a soma das importações e exportações em relação ao PIB. Comparando-se, os EUA chegam a 26,7 por cento.

Qual é a Alemanha de hoje?

A Alemanha de hoje é o mesmo Estado (mantém o nome de República Federal da Alemanha) agregando o território da antiga República Democrática Alemã.

Por que a Alemanha foi dividida?

A Alemanha foi de fato dividida em dois países e dois territórios especiais, o Sarre e uma Berlim dividida. Inicialmente, a República Federal da Alemanha reivindicou soberania exclusiva para toda a Alemanha, considerando-se a única continuação democraticamente reorganizada do Reich Alemão de 18.

Qual a origem da Alemanha Ocidental?

Alemanha Ocidental foi o nome pelo qual ficou mais conhecida a República Federal da Alemanha (Bundesrepublik Deutschland) [1] no período entre e a reunificação da Alemanha, em 3 de outubro de 1990. A RFA foi constituída a partir de três das Zonas de ocupação aliada da Alemanha, na sequência da Segunda Guerra Mundial.

Qual a capital da Alemanha Ocidental?

Sua capital (provisória) era a cidade de Bonn. A Alemanha Ocidental também é retrospectivamente designada como República de Bonn. No início da Guerra Fria, a Europa estava dividida entre os blocos ocidental e oriental.

Postagens relacionadas: