Como identificar um sujeito indeterminado?

Índice

Como identificar um sujeito indeterminado?

Como identificar um sujeito indeterminado?

A língua portuguesa indetermina o sujeito de duas maneiras:

  1. Empregando o verbo na 3. ª pessoa singular ou plural, sendo este último caso o mais comum, sem referência a pessoas determinadas: ...
  2. Empregando o pronome se junto ao verbo, de modo que a oração passe a equivaler a outra que tem por sujeito alguém, a gente:

Como transformar uma frase em sujeito indeterminado?

A indeterminação do sujeito pode se apresentar de duas formas:

  1. Com verbos na 3ª pessoa do plural. Neste caso, o verbo é colocado na 3ª pessoa do plural, sem que se refira a nenhum termo identificado anteriormente (nem em outra oração). ...
  2. Com verbos na 3ª pessoa do singular + o pronome “se”.

Quais os casos em que pode ser usado sujeito indeterminado?

Há quatro situações possíveis para uma oração possuir sujeito indeterminado: verbos na terceira pessoa do singular com a partícula indeterminadora se; verbos na terceira pessoa do plural sem referência; verbos no infinitivo impessoal; e verbos na terceira pessoa do singular (comum na oralidade).

Pode-se sujeito indeterminado?

A regra geral é simples: a partícula “se” atenua o sentido do verbo e pode ou não esconder o sujeito oculto ou indeterminado.

Qual a diferença entre o sujeito oculto é indeterminado?

O sujeito indeterminado não pode ser identificado, por isso ele pode ser confundido com o sujeito oculto. O sujeito oculto, também conhecido como desinencial ou elíptico, apesar de não estar explícito pode ser identificado. Isso acontece quando o contexto ou a forma verbal permitem perceber quem é o sujeito.

Como achar o sujeito simples?

O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.

Quando é que o sujeito é oculto?

Sujeito oculto ou elíptico é aquele que não está visível na frase, mas que pode ser identificado pelo contexto. Dessa forma, o sujeito existe, consegue ser identificado, mas não está expresso na oração.

Qual o problema com o sujeito indeterminado?

O maior problema em relação ao sujeito indeterminado é quando achamos que não é possível saber exatamente o que ou quem ele é. Nota-se esse fato quando se analisa a frase “Alguém bateu à porta”. Afinal, não se sabe quem bateu à porta, não é possível determinar quem fez, por isso deduz-se que o sujeito é indeterminado.

Qual é o sujeito indeterminado na oração?

O sujeito indeterminado é um tipo de sujeito que não pode ser identificado na oração. Ele acontece quando não conseguimos perceber o ser que praticou a ação, nem pelo contexto, nem pelo verbo. Exemplo: Estão cantando na praça desde ontem. A partir do exemplo acima, não conseguimos...

Qual a diferença entre sujeito oculto e sujeito inexistente?

Além do sujeito indeterminado, há o sujeito oculto e o sujeito inexistente. Eles possuem particularidades e não devem ser confundidos em uma análise sintática. A diferença primordial reside na determinação do sujeito.

Qual é o 4o tipo de sujeito?

A partir de agora vamos nos aprofundar no 4º tipo de sujeito, que é o sujeito indeterminado. Preste atenção ao que vou dizer agora: sujeito indeterminado não está na frase – nem expresso, nem oculto.

Postagens relacionadas: