Como demonstrar a transcendência no recurso de revista?
Índice
- Como demonstrar a transcendência no recurso de revista?
- Qual o conceito da transcendência no recurso de revista?
- O que é princípio da transcendência no processo do trabalho?
- Quais são os critérios indicadores da transcendência exigidos para análise do recurso de revista para Turma do Tribunal Superior do Trabalho?
- O que significa negado seguimento ao recurso por ausência de transcendência?
- O que é transcendência da matéria?
- O que é a transcendência mencionada no artigo 896 A da CLT?
- Quando é negado seguimento de recurso no TST o que vem depois?
- É irrecorrível a decisão monocrática do relator que em agravo de instrumento em recurso de revista considerar ausente a transcendência da matéria?
- O que é transcendência social?
Como demonstrar a transcendência no recurso de revista?
896-A à CLT, segundo o qual, para que o TST analise um recurso de revista, a parte deve demonstrar a existência de transcendência econômica, política, social e/ou jurídica, isto é, deve demonstrar que aquela questão debatida no recurso diz respeito a interesses maiores que os das partes litigantes em algum desses ...
Qual o conceito da transcendência no recurso de revista?
Na transcendência, como juízo de delibação do recurso para o TST, decide-se se, pela sua importância política, jurídica, econômico e social, que trancenda o interesse meramente individual da causa, fazendo com que determinado processo requeira um novo pronunciamento do Tribunal.
O que é princípio da transcendência no processo do trabalho?
O critério da transcendência pressupõe a demonstração, em Recurso de Revista, da importância fundamental da causa, ou seja, apontar ao TST as razões pelas quais aquele processo merece ser analisado e julgado, por ser relevante não somente para as partes envolvidas, mas também para a coletividade.
Quais são os critérios indicadores da transcendência exigidos para análise do recurso de revista para Turma do Tribunal Superior do Trabalho?
§ 1º São indicadores de transcendência, entre outros: I - econômica, o elevado valor da causa; II - política, o desrespeito da instância recorrida à jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho ou do Supremo Tribunal Federal; III - social, a postulação, por reclamante-recorrente, de direito social ...
O que significa negado seguimento ao recurso por ausência de transcendência?
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) negou seguimento a um agravo de instrumento por ausência de transcendência, ou seja, por não ter ficado demonstrado que os reflexos da decisão do caso seriam relevantes para a coletividade, e não apenas às partes.
O que é transcendência da matéria?
O vocábulo transcendência, derivado do verbo transcender, que significa “passar além de”, “ultrapassar”[1], pode ser lido, em âmbito jurídico, como aquilo que ultrapassa o âmbito das partes processuais, atingindo, em maior ou menor proporção, a sociedade ou fração sua.
O que é a transcendência mencionada no artigo 896 A da CLT?
896-A na CLT, dispositivo que passou a dispor que “O Tribunal Superior do Trabalho, no recurso de revista, examinará previamente se a causa oferece transcendência com relação aos reflexos gerais de natureza econômica, política, social ou jurídica.”
Quando é negado seguimento de recurso no TST o que vem depois?
Isso significa que não haverá o reexame de fatos e provas, conforme dispõe a Súmula 126 do Tribunal Superior do Trabalho. Na prática funciona assim: é interposto o Recurso de Revista no Tribunal Regional do Trabalho que realizará a análise da admissibilidade do recurso.
É irrecorrível a decisão monocrática do relator que em agravo de instrumento em recurso de revista considerar ausente a transcendência da matéria?
§ 5º É irrecorrível a decisão monocrática do relator que, em agravo de instrumento em recurso de revista, considerar ausente a transcendência da matéria.” ... A irrecorribilidade de uma decisão monocrática retiraria do colegiado do TST a competência que lhe pertence sobre o julgamento de recursos de revista.
O que é transcendência social?
Como as horas extras representam um direito social previsto na Constituição Federal, pode ser reconhecida, em tese, a transcendência social. Também pode ser reconhecida a transcendência política se a decisão do tribunal regional contrariar uma súmula do TST, por exemplo.