Como faço para denunciar um crime de internet?
Como faço para denunciar um crime de internet?
Faça um boletim de ocorrência Dirija-se à delegacia mais próxima e faça o B.O. É possível fazer esse registro em qualquer unidade da Polícia Civil, mas se existir em sua cidade, é interessante procurar a Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos (DRCI).
Quem investiga crimes virtuais?
Cybercrime. Parte do efetivo será da 4ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Fraudes Patrimoniais Praticadas por Meios Eletrônicos. Além disso, novos policiais em formação na Academia de Polícia Civil de São Paulo (Acadepol) também integrarão a Divisão de Crimes Cibernéticos.
Quais são os crimes mais virtuais comuns?
Veja abaixo os crimes virtuais mais comuns na pandemia:
- Phishing (roubo de dados pessoais): 27%
- Golpes de vendedores terceirizados em sites de varejo online: 21%
- Fraude envolvendo caridade e arrecadação de fundos: 19%
- Golpe em desempregados: 18%
- Vacinas de Covid-19, curas e testes: 15%
- Fraude em seguro: 15%
Qual a recomendação para denunciar crimes virtuais?
Nas cidades onde não há um departamento específico, a recomendação é procurar sempre a delegacia mais próxima levando, se possível, provas impressas dos crimes virtuais que pretende denunciar. Infelizmente, muitos casos acabam se repetindo por falta de denúncias oficiais em órgãos competentes.
Como pode ser denunciado um crime cibernético?
Um crime cibernético pode ser denunciado em qualquer delegacia de polícia com a realização de um boletim de ocorrência. Porém, já existem algumas cidades brasileiras delegacias especializadas em crimes virtuais.
Quais são os crimes cometidos na internet?
Estes crimes são cometidos na Internet via PCs ou outro dispositivo que suporte uma conexão à rede mundial de computadores. O alvo pode ser uma pessoa física ou jurídica ou seus dispositivos eletrônicos. Qualquer comportamento antiético e não autorizado na internet pode ser considerado um crime cibernético.
Como efetuar a denúncia?
Para efetuar a denúncia, basta escolher a categoria e, em seguida, inserir a URL para a página em questão acrescentando, se quiser, comentários sobre as razões pela qual você está denunciando.