Como denunciar uma pessoa que recebe pensão por morte indevidamente?

Índice

Como denunciar uma pessoa que recebe pensão por morte indevidamente?

Como denunciar uma pessoa que recebe pensão por morte indevidamente?

A população pode ajudar a Previdência Social a combater fraudes no pagamento de benefícios. Para denunciar casos suspeitos, basta ligar para a Central 135 ou acessar o Portal www.previdencia.gov.br e registrar a denúncia na Ouvidoria-Geral da Previdência Social.

Qual é o número do Disque Denúncia do INSS?

É só ligar na Central de Atendimento 135 e pedir para ser direcionado à Ouvidoria do INSS. Lembrando do horário de funcionamento da Central 135, que é de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

O que faz perder a pensão por morte?

É o benefício pago à família do trabalhador quando ele morre. Perde o direito à pensão o pensionista que falecer; o menor que se emancipar ou completar 21 anos de idade, salvo se inválido; ou o inválido, caso cesse a sua invalidez. ...

Quem recebe pensão por morte pode fazer união estável?

A pensão por morte e o matrimônio Então, enquanto a validade desta Lei, a pensionista perdia, sim, o direito a receber este benefício caso se casasse novamente. Portanto, a partir da aplicação da Lei 8.213/91, a mulher que quiser se casar novamente não perderá o direito de receber a pensão por morte.

Quando a pensão por morte pode ser cancelada?

Você recebe sua pensão por morte e um “belo dia”, vai sacar como de costume e verifica na sua conta que o valor da pensão não foi depositado pelo INSS. ... Diante disso, para que o INSS faça o cancelamento ou suspensão é necessário apresentar provas documentais que comprovem a fraude cometida pelo beneficiário.

Sou pensionista se casar de novo perco a pensão?

A lei nº 8.213/91, que regula os benefícios da Previdência Social, não proíbe que a(o) viúva(o) ou a(o) companheira(o) pensionista se case novamente. ... A partir dessa lei foi proibida a possibilidade de receber mais de um benefício de pensão por morte.

Como fazer uma reclamação ao o INSS?

Localize a Ouvidoria no site do INSS. Ao clicar nela aparecerá uma tarja amarela com letras garrafais: “CADASTRAR OU CONSULTAR MANIFESTAÇÃO”. Escolha a opção “Benefício”, faça sua reclamação e anote o número do protocolo. Isso também pode ser feito pelo telefone 135.

Quem pode receber a pensão por morte?

INSS: Quem recebe aposentadoria pode receber Pensão por Morte? São muito comuns os casos em que uma pessoa recebe dois benefícios da Previdência Social, como nos casos em que um integrante de um casal de idosos vem a óbito, restando ao sobrevivente, além da aposentadoria que já recebia, a pensão por morte relativa ao cônjuge que faleceu.

Qual a definição da pensão por morte?

Essa definição é importante porque determina quando a pensão por morte poderá ou não ser menor que um salário mínimo. Atualmente, nenhuma pensão pode ser menor do que o salário mínimo, mas isso muda com a reforma da Previdência.

Será que quem recebe aposentadoria pode receber a mesma pensão por morte?

A principal dúvida relativa a tal tema é se quem recebe aposentadoria pode receber ao mesmo tempo uma pensão por morte nos dias de hoje. A resposta ainda é positiva, mas antes é preciso diferenciar se a pessoa preencheu o direito o direito antes de 19 ou após data:

Quanto Tempo Demora para receber a pensão?

Quanto tempo demora para começar a receber a pensão? Por lei, o INSS deveria conceder o benefício em até 45 dias após o pedido. Porém, por causa da falta de servidores e da sobrecarga nos atendimentos, em geral, o INSS não tem conseguido cumprir essa norma.

Postagens relacionadas: