Como aquecer e desaquecer a voz para cantar?
Como aquecer e desaquecer a voz para cantar?
Uma boa forma de aquecer a voz é colocando a sua língua no céu da boca e fazendo sons vibrantes como “trrr”, e depois, vibrando os lábios fazendo “brr” até que o ar dos pulmões acabe. Deixe o abdômen contraído durante todo o processo. Para desaquecer, beba água na temperatura ambiente e faça pelo menos 10 bocejos.
Como esfriar a voz?
Movimentos verticais na frente do pescoço (músculo cricotireoideo) e apertos na região da nuca e nos trapézios. A massagem auxilia a circulação local, levando a diminuição do edema nas pregas vocais e na musculatura do pescoço causado por um uso intenso da voz.
Por que desaquecer a voz?
O aquecimento da voz tem como objetivo principal, preservar a saúde do aparelho fonador, além de aumentar a temperatura muscular e o fluxo sanguíneo, favorecer a vibração adequada das pregas vocais; melhorar a produção vocal global, dentre outros benefícios. ... O desaquecimento é tão importante quanto o aquecimento.
Como lubrificar as cordas vocais para cantar?
Hidratação com vapor (coloque a cabeça em cima de uma bacia com água quente e a envolva numa toalha, tomando cuidado para não se queimar) é um dos recursos muito usados por cantores para manter as cordas hidratadas e eliminar o muco que possivelmente venha a bloqueá-las.
O que prejudica as cordas vocais?
Bebidas geladas e álcool prejudicam a garganta. Chocolate e leite em demasia deixam a saliva mais viscosa, provocando pigarro. Já alimentos de difícil digestão podem provocar refluxo e irritação. Em excesso, a cafeína associada à alta temperatura pode desidratar as pregas vocais.
Porque minha voz fica cansada?
Pessoas que falam alto ou gritam com muita frequência acabam forçando as cordas vocais. Mas não é só isso: gripes, resfriados, alergias, inflamações na garganta, falar por um período longo de tempo e o hábito de fumar também contribuem com o problema.