Qual órgão a cirrose ataca?
Índice
- Qual órgão a cirrose ataca?
- O que causa cirrose hepática biliar?
- Qual os sintomas da cirrose biliar?
- O que provoca colangite?
- O que é cirrose no fígado?
- O que podemos alegar sobre a cirrose hepática?
- Como diagnosticar cirrose biliar primária?
- Quais sintomas de colangite?
- Quais as principais causas para desenvolver a cirrose?
- Quais são os fatores que podem levar a cirrose primária?
- Quem pode recorrer ao tratamento da colangite biliar primária?
- Quais são os sintomas da cirrose no fígado?
Qual órgão a cirrose ataca?
A cirrose é o desfecho de lesões no fígado que se cicatrizam, fazendo com que o órgão vá perdendo sua função e caminhe para a falência completa. É resultado de inflamações e agressões crônicas como o ataque de vírus (hepatites A,B,C…) ou abuso de bebidas alcoólicas.
O que causa cirrose hepática biliar?
O consumo excessivo e crônico de álcool, hepatite viral crônica e fígado gorduroso não devido ao consumo de álcool são as causas mais comuns de cirrose. Os sintomas, quando ocorrem, incluem falta de apetite, perda de peso, cansaço e mal-estar generalizado.
Qual os sintomas da cirrose biliar?
Entre os principais sintomas de cirrose biliar primária, podemos destacar:
- cansaço intenso;
- coceira no corpo;
- icterícia, ou seja, pele excessivamente amarelada;
- boca e olhos excessivamente secos;
- dor na porção superior do abdômen;
- inchaço nos pés e nos tornozelos;
- barriga inchada e abdômen distendido;
O que provoca colangite?
A causa não é conhecida, mas provavelmente é uma reação autoimune (na qual o sistema imunológico ataca os próprios tecidos do organismo). A colangite biliar primária ocorre, frequentemente, em pessoas com distúrbios autoimunes, como artrite reumatoide , esclerodermia , síndrome de Sjögren ou tireoidite autoimune .
O que é cirrose no fígado?
Também chamada de cirrose hepática, a cirrose é uma condição onde algumas células do fígado são destruídas ou deixam de funcionar corretamente, resultando na formação de cicatrizes, fibroses e nódulos no tecido e fazendo com que o fígado tenha seu funcionamento comprometido ou parcialmente afetado.
O que podemos alegar sobre a cirrose hepática?
A cirrose hepática é uma doença crônico-degenerativa em que o fígado passa a apresentar um tecido fibroso em substituição ao tecido normal e funcional. Essa fibrose, que se assemelha a cicatrizes, leva à diminuição das funções hepáticas, o que acaba colocando em risco a vida do paciente.
Como diagnosticar cirrose biliar primária?
O seu diagnóstico ocorre principalmente na circunstância de paciente com aumento de Fosfatase Alcalina (FA) e Gama Glutamil-Transferase (GGT), nestes casos a evolução pode levar ao diagnóstico de CBP, sendo necessário observar a potência de ductos biliares para o diagnóstico, descartando cálculos e neoplasias com ...
Quais sintomas de colangite?
Principais sintomas
- Cansaço excessivo;
- Coceira na pele;
- Secura nos olhos e boca;
- Dor muscular e nas articulações;
- Inchaço dos pés e tornozelos;
- Pele e olhos amarelados;
- Diarreia com muco gorduroso.
Quais as principais causas para desenvolver a cirrose?
As principais causas para chegar a desenvolver a cirrose, são as hepatites B e C, os depósitos de gordura no fígado (esteatose), a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.
Quais são os fatores que podem levar a cirrose primária?
Também são fatores que podem levar a cirrose, em menor grau, a cirrose biliar primária, as hepatites autoimunes, a doença de Wilson, a hemocromatose, o défice de alfa 1-antitripsina, as anomalias das vias biliares e a colangite esclerosante primária.
Quem pode recorrer ao tratamento da colangite biliar primária?
Os profissionais também podem recorrer a comprimidos que controlam a cirrose, por exemplo. E, como já dissemos, eventualmente optam pelo transplante. No mais, o tratamento envolve o controle de problemas associados à colangite biliar primária, como a osteoporose, e o manejo dos sintomas que já mencionamos.
Quais são os sintomas da cirrose no fígado?
Os sintomas mais comuns que aparecem como alertas no início do desenvolvimento da cirrose costumam ser a fadiga, perda de energia, perda de apetite e de peso, náuseas, dores abdominais e pequenos derrames na pele. Quando o quadro de cirrose no fígado já é avançado os sintomas a seguir diagnosticam um quadro grave de saúde: