Como foi a administração espanhola dos territórios coloniais na América?

Índice

Como foi a administração espanhola dos territórios coloniais na América?

Como foi a administração espanhola dos territórios coloniais na América?

Inicialmente, as possessões espanholas foram divididas em quatro grandes Vice-reinados: Nova Espanha (MEX), Nova Granada (COL/EC), Peru (PERU/BOL) e Rio da Prata (PAR/URU/ARG). ... Paralelamente, houve a instalação de outras quatro capitanias-gerais: Cuba, Guatemala, Chile e Venezuela.

Como ocorreu o processo de conquista espanhola na América?

A conquista da América espanhola ocorreu, principalmente, por meio da violência, o que foi bastante ressaltado em relatos da época. Os contatos iniciais amigáveis logo foram superados pela ambição do espanhol de conquistar e explorar, principalmente à procura de metais preciosos.

Qual era a função da Casa de contratação no sistema administrativo da Coroa espanhola na América?

A Casa de Contratação, situada em Sevilla, Espanha, possuía um sistema de administração e controle das mercadorias que chegavam das colônias e de outras regiões do mundo. Sua função era semelhante às das alfândegas contemporâneas.

Como era a sociedade colonial espanhola na América?

A sociedade da América Espanhola estava dividida basicamente em: Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos. Criollos: vinham logo abaixo. Eram os filhos dos espanhóis nascidos na colônia e integravam a nobreza, sendo, ainda, grandes latifundiários.

Como estavam dispostas a administração e a sociedade colonial espanhola?

Sobre a disposição da administração e a sociedade colonial espanhola, podemos dizer que a Coroa Espanhola mantinha uma forte centralização política e mantinha as rédeas sobre as colônias por meio da grande presença militar nas colônias da América.

Qual era o interesse dos espanhóis na América?

A América então começou a ser povoada pelos espanhóis no período das grandes navegações, iniciadas a partir do século XV. Os hispânicos estavam em busca de novas rotas comerciais, a fim de conseguirem aumentar o comércio da Europa.

O que marcou a colonização espanhola na América?

A colonização espanhola na América se caracterizou pela modificação da estrutura política, econômica e religiosa das sociedades que habitavam naquele território. Os espanhóis introduziram no continente americano uma nova religião, idioma, organização econômica e social.

Como foi o processo da ocupação das Antilhas pelos espanhóis?

O processo de ocupação se deu com sua nomeação como governador e também a escravização dos nativos nas lavouras e exploração de riquezas naturais. Porém, Colombo foi substituído em 1500. Elas foram disputadas por diversos países da Europa, inclusive a Holanda, quando expulsa do território brasileiro no século XVII.

Como funcionava o esquema da Casa de Contratação estabelecido entre a coroa espanhola e suas colónias na América?

Casa de Contratação Responsável por registrar todas as pessoas que se dirigiam e se estabeleciam nas Índias (América). Igualmente, anotavam as mercadorias, provinham os pilotos de mapas de navegação e ainda exerciam a justiça. Inicialmente, tinha sua sede em Sevilha e, mais tarde, em Cádiz.

Qual era a função dos cabildos?

Os "cabildos", ou conselhos municipais, eram a unidade fundamental do governo local na América espanhola colonial, diz a Enciclopédia Britannica. Era a instância responsável pelos aspectos mais ordinários do governo municipal, como policiamento, impostos e a administração da Justiça.

Qual a diferença entre a administração espanhola e a América?

Surgia assim uma distinção importante na administração espanhola da América. Os elevados cargos públicos estavam nas mãos dos reinóis, denominados chapetones, enquanto os mais baixos cargos na hierarquia administrativa estavam franqueados aos brancos nascidos na América, denominados criollos.

Qual foi o desgaste da administração colonial espanhola?

Ao longo do século XVII e XVIII, os interesses político-econômicos da elite criolla e a ascensão do ideário iluminista criaram um sério desgaste na administração colonial espanhola.

Como surgiu esta distinção na administração espanhola?

Surgia assim uma distinção importante na administração espanhola da América. Os elevados cargos públicos estavam nas mãos dos reinóis , denominados chapetones , enquanto os mais baixos cargos na hierarquia administrativa estavam franqueados aos brancos nascidos na América, denominados criollos .

Quais os cargos políticos nas colônias espanholas?

Casa de contratação: Registrava a movimentação de pessoas e mercadorias nas Índias (América); Real Audiência: Julgava os crimes cometidos pelos habitantes. Os cargos políticos nas colônias espanholas eram ocupados por funcionários escolhidos pelo rei. Eram eles: Cabildo: Integrado pelos proprietários e homens de destaque.

Postagens relacionadas: