Para que que serve adenosina?
Índice
- Para que que serve adenosina?
- Como age a adenosina no corpo?
- Qual o mecanismo de ação da adenosina?
- Qual o tempo de ação da adenosina?
- Quais os efeitos da adenosina?
- Qual o outro nome de adenosina?
- Qual o mecanismo de ação da adenosina e para que tipo de arritmia ela é utilizada?
- Como inibir a adenosina?
- Qual a classe da adenosina?
- Quais são os efeitos colaterais da adenosina?
- Como a adenosina é administrada?
- Qual a função da adenosina no corpo?
- Quais os efeitos da adenosina fora do SNC?
- Quais os efeitos da adenosina no coração?
Para que que serve adenosina?
Adenosina, para o que é indicado e para o que serve? No tratamento da taquicardia paroxística supraventricular (TPSV) ao ritmo sinusal, incluindo a associada à síndrome de Wolff-Parkinson-White, visando a reversão ao ritmo sinusal.
Como age a adenosina no corpo?
No coração a adenosina diminui a frequência cardíaca e igualmente diminui a velocidade com que os impulsos fluem entre os músculos de coração para trazer aproximadamente uma contracção. A adenosina actua na oposição à adrenalina e igualmente possui a acção da anti-plaqueta que impede que as plaqueta agreguem.
Qual o mecanismo de ação da adenosina?
Trata-se de um nucleosídeo endógeno que atua em dois receptores, A1 e A2. A ação no receptor A1 aumenta a condução dos canais de potássio, com hiperpolarização celular nos nós AV e sinoatrial, conseqüente diminuição da automaticidade e da condução elétrica, além de deprimir a contratilidade atrial.
Qual o tempo de ação da adenosina?
Sendo a meia-vida da adenosina inferior a dez segundos, os efeitos adversos são, geralmente, autolimitados e de curta duração. O tratamento de qualquer reação adversa prolongada deve ser realizado de forma individualizada e direcionado especificamente ao efeito.
Quais os efeitos da adenosina?
Reações adversas e efeitos colaterais do Adenosina Rubor facial (flushing) e respiração ofegante/dispneia; cefaleia; desconfortos gastrintestinais; atordoamento, tontura, dor de cabeça e na região do pescoço.
Qual o outro nome de adenosina?
A adenosina é um remédio antiarrítmico cardíaco utilizado para tratar taquicardia em pacientes com problemas cardíacos com batimentos cardíacos irregulares.
Qual o mecanismo de ação da adenosina e para que tipo de arritmia ela é utilizada?
Tratar a taquicardia supra-ventricular, um certo tipo de arritmia cardíaca. A Adenosina é um antiarrítmico. Funciona diminuindo a condução eléctrica do coração, diminuindo o ritmo cardíaco, ou para o normalizar.
Como inibir a adenosina?
A cafeína é a principal substância que antagoniza os efeitos da adenosina no organismo.
Qual a classe da adenosina?
58-61-7 Adenosina/Número CAS
Quais são os efeitos colaterais da adenosina?
Reações adversas e efeitos colaterais do Adenosina Rubor facial (flushing) e respiração ofegante/dispneia; cefaleia; desconfortos gastrintestinais; atordoamento, tontura, dor de cabeça e na região do pescoço.
Como a adenosina é administrada?
Ajuda a dilatar-se ou expandir os vasos sanguíneos que fornecem o coração (vasos sanguíneos coronários) e aumenta desse modo o fluxo sanguíneo aos músculos de coração. Os vasos sanguíneos por todo o lado no corpo igualmente dilatam-se quando a adenosina é administrada.
Qual a função da adenosina no corpo?
A adenosina está um presente da purina normalmente no corpo. Esta molécula contudo tem diversos papéis fisiológicos e farmacológicos a jogar no funcionamento do corpo normal assim como em algumas circunstâncias doentes. Há diversos aspectos farmacológicos desta molécula.
Quais os efeitos da adenosina fora do SNC?
Os principais efeitos da adenosina fora do SNC incluem : Inibição da libertação de factores e hormônios. É utilizada por via endovenosa para reversão de taquicardia supraventricular paroxística ao bloquear o a transmissão via nó atrioventricular.
Quais os efeitos da adenosina no coração?
No coração e nos vasos sanguíneos, a adenosina tem efeitos profundos. Ajuda a dilatar-se ou expandir os vasos sanguíneos que fornecem o coração (vasos sanguíneos coronários) e aumenta desse modo o fluxo sanguíneo aos músculos de coração.