Qual a importância da afetividade na relação professor-aluno?

Índice

Qual a importância da afetividade na relação professor-aluno?

Qual a importância da afetividade na relação professor-aluno?

Freire (1996, P. 159), a afetividade é a base ou o começo para o aprendizado. Estimula o aluno a compreender as aulas, a se sentir motivado aos novos conhecimentos e a interagir com os professores e colegas.

Qual é o impacto da relação entre afetividade e inteligência para o contexto de aprendizagem?

Segundo esta perspectiva teórica, a evolução da afetividade depende das construções realizadas no plano da inteligência, assim como, a evolução da inteligência depende das construções afetivas. Assim, a dimensão afetiva está sempre presente afetando o processo de ensino-aprendizagem e sendo este sempre afetado por ela.

Como a afetividade pode contribuir no processo de aprendizagem?

A afetividade é como um recurso de motivação na aprendizagem do aluno, sendo assim, contribui no desenvolvimento das emoções que se evidenciam dentro da sala de aula. ... se a criança está ao sabor de suas emoções, ela não tem condições neurológicas de controlá-las” (1999, p. 3-7).

Qual a relação entre afetividade vínculo e aprendizagem?

A afetividade é um dos fatores que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo, fazendo com que o individuo aprenda através dos sentimentos, das emoções e das experiências que são trocadas na interação com o outro.

Qual a importância da afetividade para o desenvolvimento cognitivo?

A afetividade tem um papel determinante no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando eminentemente o crescimento cognitivo. A afetividade potencializa o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos.

Qual a importância das relações afetivas no contexto ensino-aprendizagem?

RESUMO: A afetividade no ambiente escolar contribui para o processo ensino-aprendizagem considerando uma vez, que o professor não apenas transmite conhecimento, mas também ouve seus alunos e ainda estabelece uma relação de troca, essa troca deve ser permeado de afeto.

Qual a relação entre a afetividade e a aprendizagem para Wallon?

Chegamos então à Afetividade, que está presente em todos estágios: segundo Wallon, ela é um elemento indispensável para o desenvolvimento humano. ... A aprendizagem, portanto, deve ser imbuída de interações sociais, trocas e formação de vínculos, intermediados pela compreensão do papel da afetividade e suas implicações.

O que os teóricos Piaget Vygotsky e Wallon têm em comum quando explicam a importância da afetividade no desenvolvimento humano?

Para Piaget a Afetividade é uma energia impulsionadora das ações do sujeito, o que Wallon complementa dizendo: “a afetividade é um componente permanente da ação”. ... Nesse contexto há que se valorizar a mediação social que, segundo Wallon (in Dantas 1991, pag.

Qual a importância da afetividade no desenvolvimento humano?

A afetividade tem um papel determinante no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando eminentemente o crescimento cognitivo. A afetividade potencializa o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos.

Qual a importância da afetividade no processo Ensino-aprendizagem da educação infantil?

A afetividade na Educação Infantil contribui, também, para a criação de um espaço agradável e harmonioso em sala de aula. Este ambiente é um dos responsáveis por despertar nas crianças a curiosidade e prazer por aprender, influenciando positivamente no processo de aprendizagem.

Qual a diferença entre cognição e afetividade?

Ainda hoje, persiste a idéia de que cognição e afetividade são dissociadas. É muito comum educadores dividirem a criança em duas metades: cognitiva e afetiva. Esse dualismo é um dos maiores mitos presentes na maioria das propostas educacionais da atualidade. O professor é quem prepara e organiza o universo da busca e do interesse das crianças.

Qual é o desenvolvimento cognitivo?

Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio.

Qual a importância da afetividade no processo de aprendizagem?

A afetividade envolve a interação entre educador e educando e influencia decisivamente no processo de aprendizagem. Por isso, é importante que o professor promova um ambiente de prazer e alegria onde a criança seja respeitada no seu processo de desenvolvimento e onde o professor seja conhecedor das particularidades desse processo.

Postagens relacionadas: