Como contabilizar recebimento de juros sobre capital próprio?
Índice
- Como contabilizar recebimento de juros sobre capital próprio?
- Qual é a vantagem da empresa em pagar juros sobre capital próprio?
- Qual é o efeito fiscal para a empresa e para os acionistas dos pagamentos de dividendos e de juros sobre o capital próprio?
- Quem pode pagar juros sobre capital próprio?
- Qual a diferença entre rendimento e juros sobre capital próprio?
- Qual o valor mínimo para abrir uma conta poupança da caixa?
- Quando o depósito é efetuado em conta de poupança?
- Como solicitar a abertura de uma conta poupança?
- Qual o dia-limite do valor depositado em conta de poupança?
Como contabilizar recebimento de juros sobre capital próprio?
A empresa que recebe os juros sobre capital próprio deverá contabilizar o valor destinado (recebido ou não) como receita financeira e se recuperar do Imposto de Renda Retido na Fonte. Já, se o sócio for pessoa física o rendimento será consideração como exclusivo na fonte, não sendo tributado novamente.
Qual é a vantagem da empresa em pagar juros sobre capital próprio?
Já para as empresas, o benefício está mais do que claro. Ao pagar os Juros sobre Capital Próprio para seus investidores, além de manter a alegria entre os acionistas e incentivar a compra de mais ações, a principal vantagem está na questão tributária.
Qual é o efeito fiscal para a empresa e para os acionistas dos pagamentos de dividendos e de juros sobre o capital próprio?
Os impostos pagos nos juros sobre capital próprio são retidos na fonte, na faixa de 15%. Já os dividendos, embora não sejam tributados aos acionistas, são descontados do lucro líquido, pelo qual a empresa é tributada em aproximadamente 25%.
Quem pode pagar juros sobre capital próprio?
Via de regra, a maior parte das ações pagam juros sobre capital próprio para seus acionistas. Afinal de contas, a distribuição desta forma acarreta em benefícios tributários para a companhia.
Qual a diferença entre rendimento e juros sobre capital próprio?
A principal diferença dos chamados Juros sobre capital próprio (JCP) em relação aos dividendos diz respeito ao Imposto de Renda. No caso dos dividendos, cabe à empresa efetuar o pagamento de impostos sobre os lucros. Já no caso dos JCP, o acionista precisa pagar 15% do Imposto de Renda na fonte.
Qual o valor mínimo para abrir uma conta poupança da caixa?
Para abrir uma conta poupança basta apresentar os documentos de identidade, CPF e comprovante de endereço em qualquer agência da Caixa e, em poucos dias, você já recebe o cartão magnético da conta em sua residência. valor-para-abertura-da-poupanca Qual o valor mínimo para abertura da Poupança da Caixa?
Quando o depósito é efetuado em conta de poupança?
Para depósitos efetuados nos dias 29, 30 e 31, o período-base para fins de remuneração é contado a partir do dia 1º do mês subsequente ao depósito. Quando o dia-limite do valor depositado em conta de poupança coincidir com sábado, domingo ou feriado bancário, os rendimentos são disponibilizados no 1º dia útil subsequente.
Como solicitar a abertura de uma conta poupança?
Como solicitar a abertura de uma conta poupança para meu filho (a) menor de idade? Para abertura de poupança por representante legal, são exigidos os seguintes documentos: - CPF válido e regular perante a Receita Federal do titular e do representante legal;
Qual o dia-limite do valor depositado em conta de poupança?
Quando o dia-limite do valor depositado em conta de poupança coincidir com sábado, domingo ou feriado bancário, os rendimentos são disponibilizados no 1º dia útil subsequente. Além disso, é importante dizer que a rentabilidade da poupança é definida pela variação da TR (taxa referencial) + 0,5% ao mês.