Quais são os fatores que influenciam na excreção dos fármacos?

Índice

Quais são os fatores que influenciam na excreção dos fármacos?

Quais são os fatores que influenciam na excreção dos fármacos?

Porém, uma vez dentro de nosso organismo, todos os medicamentos deverão ser eliminados em algum momento, compreendendo a etapa de excreção. Características físico-químicas, como a solubilidade e pH de um fármaco interferem diretamente em seu comportamento no organismo.

Quando a urina está acidificada é facilitada a eliminação de substâncias?

A acidificação da urina aumenta a reabsorção e diminui a excreção de ácidos fracos e, por outro lado, diminui a reabsorção de bases fracas. A alcalinização da urina tem efeito oposto.

Como a insuficiência renal pode afeta a excreção dos fármacos?

Em presença de insuficiência renal, fármacos e metabólitos ativos excretados fundamentalmente pelo rim podem acumular-se, ocasionando efeitos tóxicos. Para evitar tal ocorrência, são necessários ajustes nos esquemas terapêuticos.

Como o pH pode interferir na absorção dos fármacos?

Se o fármaco estiver submetido a um pH=2, como seu pKa=2, teríamos 50% na forma iônica e 50% na forma não-iônica. Se o pH do compartimento for maior que 2, o fármaco tenderá a entrar em sua forma iônica (A-) ou protonada, sendo ela não-lipossolúvel e permanecendo, cada vez mais, ionicamente aprisionado.

Como ocorre a excreção dos fármacos?

Excreção. A excreção dos fármacos do organismo geralmente se dá por via renal ou biliar e é facilitada devido à metabolização dos fármacos nas fases de oxidação/redução e conjugação/hidrólise, já que podem aumentar a hidrossolubilidade dos fármacos.

Quais são os fatores que podem influenciar os processos farmacocinéticos?

Entre os fatores que podem influenciar o metabolismo dos fármacos estão as características da espécie animal, a idade, a raça e fatores genéticos, além da indução e da inibição enzimáticas. É a retirada do fármaco do organismo, seja na forma inalterada ou na de metabólitos ativos e/ou inativos.

Qual é a forma mais rápida de excreção de uma droga?

uma droga do tipo base fraca (pKa = 9,5) é mais rapidamente excretada em urina básica (pH > 8,0) do que em urina ácida (pH < 6,0).

Quais os processos responsáveis pela eliminação de fármacos?

Todos os medicamentos são eliminados do corpo em algum momento. Eles podem ser eliminados depois de serem modificados quimicamente (metabolizados) ou eliminados intactos. A maioria dos medicamentos, especialmente os medicamentos hidrossolúveis e seus metabólitos, é eliminada principalmente pelos rins na urina.

Quais as alterações farmacocinéticas que ocorrem na insuficiência renal?

A insuficiência renal pode também provocar alterações na farmacocinética dos medicamentos, isto é, nas etapas de absorção, distribuição e metabolismo, influenciando o nível sérico dos fármacos e das suas relações dose-efeito. A absorção gastrointestinal de fármacos pode estar diminuída em pacientes com uremia.

Quais as alterações podem ocorrer com a absorção dos medicamentos?

Os principais fatores responsáveis por alterar a absorção de medicamentos são: solubilidade, forma farmacêutica, concentração, área de superfície de absorção, circulação e o pH local.

Como o pH influencia na absorção de fármacos?

(RANG et al., 2011) Com base nisso, este trabalho teve por objetivos verificar experimentalmente como o pH do meio influencia na absorção de um fármaco, de acordo com o seu pka, através da utilização do acetato de etila. 3 MATERIAL E MÉTODOS

Como funciona a regulação do pH do sangue?

Na realidade, a regulação respiratória do pH, por estímulos do centro respiratório, não normaliza o pH do sangue, porque, à medida que a concentração do íon hidrogênio se aproxima do normal, o estímulo que modifica a atividade respiratória vai desaparecendo.

Como o pH varia no corpo?

Assim, um fármaco terá diferentes perfis de ionização pelo corpo. Por examplo, compostos básicos não serão bem absorvidos no estômago comparados aos ácidos, visto que a forma não ionizada é a forma capaz de difundir à circulação sanguínea. Como o pH varia no corpo Fluido pH

Posso alterar a distribuição de outro fármaco?

Um fármaco pode alterar a distribuição de outro, mas tal interação poucas vezes é clinicamente importante.

Postagens relacionadas: