O que a Bíblia diz sobre a Trindade?

Índice

O que a Bíblia diz sobre a Trindade?

O que a Bíblia diz sobre a Trindade?

O mais influente dos textos do Novo Testamento, visto como implicador do ensino da doutrina da Trindade foi Mateus 28:19, que manda batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. ... A palavra Trindade não está contida na escritura, nem há uma doutrina expressamente formulada da Trindade.

Quem é o autor da doutrina da Trindade?

Atanásio, bispo de Alexandria, “inventou” a Santíssima Trindade no século 4 (Concílio de Niceia, 325). O imperador Constantino gostou da ideia e mandou exilar o teólogo que discordou da proposta, embora a maioria dos bispos do Egito o apoiassem, inclusive Eusébio de Cesareia.

Qual a origem da doutrina da Trindade?

Origem da Concepção de Trindade A concepção da trindade foi tirada dos ensinamentos de Cristo que figuram no Novo Testamento. A crença no Pai, no Filho e no Espírito Santo foi definida pela primeira vez no primeiro dos concílios gerais da Igreja, o Primeiro Concílio de Nicéia, em 325.

Porque cremos na Trindade?

A primeira regra de fé da Igreja declara: “Cremos em Deus , o Pai Eterno, e em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo.” Esses três seres compõem a Trindade. Eles presidem este mundo e todas as outras criações de nosso Pai Celestial.

Qual a diferença entre o pai o filho e o Espírito Santo?

“O pai é Deus, o filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. ... A ideia de um Deus que é 3 entidades ao mesmo tempo desafia a lógica. Mas é aceita como verdade inquestionável pelos fiéis. Para eles, a Santíssima Trindade não precisa de explicação, é simplesmente um mistério da fé.

Onde nasceu a doutrina da Trindade?

O Concílio de Constantinopla, em 381, pôs fim à questão: sim, a natureza do espírito era divina. Dali em diante, os fiéis passaram a ter 3 informações essenciais sobre Deus: ele era Pai, Filho e Espírito Santo. Com base nessa afirmação, foi formulado o dogma mais importante do cristianismo – a Santíssima Trindade.

Como explicar a Trindade a uma Testemunha de Jeová?

As Testemunhas de Jeová acreditam que Deus é o Criador e o Ser Supremo. As testemunhas rejeitam a doutrina da Trindade, que consideram não bíblica. Eles vêem Deus como o Pai, um espírito invisível "pessoa" separada do Filho, Jesus Cristo.

Porque são as três pessoas da Santíssimo Trindade em um só Deus?

Com base nessa afirmação, foi formulado o dogma mais importante do cristianismo – a Santíssima Trindade. “O pai é Deus, o filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. ... Para eles, a Santíssima Trindade não precisa de explicação, é simplesmente um mistério da fé.

O que diz em Mateus 28 19?

19 Portanto, ide, aensinai todas as nações, bbatizando-as em nome do cPai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 aEnsinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho bmandado; e eis que ceu estou convosco todos os dias, até a dconsumação dos séculos. Amém.

Como reconhecemos a revelação da Trindade no Novo Testamento?

Portanto, reconhecemos que “o Velho Testamento contém uma clara antecipação da plena revelação da Trindade no Novo Testamento”.8 Uma vez que a revelação da verdade é progressiva, encontramos no Novo Testamento provas concretas da doutrina da Trindade, que lançam luz sobre as evidências encontradas no Antigo Testamento.

Por que o Antigo Testamento é afetado pela doutrina da Trindade?

Todos os demais conceitos teológicos são afetados direta ou indiretamente pela noção que tivermos dessa doutrina. Ainda que o Antigo Testamento não apresente provas tão claras para a doutrina da Trindade quanto às do Novo Testamento, nele podem ser encontradas grande número de evidências que atestam a existência de uma pluralidade na Divindade.

Qual a referência à Trindade?

Já em Isaías 48:16 aparece uma distinta referência à Trindade: “Agora o Senhor Deus (o Pai) Me enviou a Mim (o Filho) e o Seu Espírito (o Espírito Santo).”

Como diz o apóstolo São Pedro sobre a Trindade?

Igualmente na bênção apostólica aparece novamente referida a Trindade: “A graça do Senhor Jesus Cristo e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” (2 Coríntios 13:13). O apóstolo São Pedro inicia a sua primeira epístola com uma clara referência à Trindade (1 Pedro 1:2), e em São Judas 20 e 21 ela também é mencionada.

Postagens relacionadas: