Como proceder o descarte de documentos?

Índice

Como proceder o descarte de documentos?

Como proceder o descarte de documentos?

Portanto, jamais descarte documentos diretamente no lixo sem antes torná-los ilegíveis. Primeiramente utilize um triturador de papel para triturar o documento, após isso, como grande parte dos documentos são feitos à base de papel, destine-os corretamente para a reciclagem.

Como descartar documentos sigilosos?

Dentre as etapas a serem cumpridas para o descarte de documentos sigilosos estão:

  1. Coleta do material no local agendado pelo cliente;
  2. Trituração dos documentos;
  3. Compactação dos papéis triturados;
  4. Preparação e venda do papel para indústrias que compram papéis para reciclagem.

Como se desfazer de documentos antigos?

Mas uma solução caseira é o uso do triturador de papel, instrumento comum em qualquer escritório. Em casa ou no trabalho, não descarte os documentos antigos no lixo comum. Afinal de contas, eles podem conter dados pessoais como RG, CPF e endereço que podem ser utilizados de forma incorreta por golpistas.

Como deve ocorrer o descarte e incineração de documentos?

Descarte Ecológico para documentos Documentos sigilosos que não possam ser reciclados, são enviados para incineração, que consiste na queima de objetos de forma ambientalmente adequada. Assim como qualquer outro bem, os documentos também são considerados como resíduos.

Quando os documentos podem ser eliminados?

O Arquivista é o profissional que deverá avaliar se os documentos podem ser eliminados ou não. O trâmite para que documentos sejam eliminados é o seguinte: Avaliação pelo Arquivista, verificando se os documentos avaliados poderão ser eliminados, ou se deverão ser preservados.

Como descartar documentos vencidos?

Coloque os documentos em uma grande lata de lixo. Use uma lata que seja alta e larga o suficiente para caber todos os documentos e líquidos que você vai descartar. Similarmente, o material deve ser forte o suficiente para que não se deteriore ao entrar em contato com o alvejante e a água.

Quando descartar um documento explique?

O artigo 9 do decreto estabelece que, após o processo de digitalização feito de maneira correta, o documento físico poderá ser descartado, “ressalvado aquele que apresente conteúdo de valor histórico”. Para saber se um documento tem ou não valor histórico, é preciso conhecer o seu segmento e suas atividades-fins.

O que é descarte de documentos?

O descarte de documentos é uma forma de destruição dos papéis que já cumpriram a sua função e não têm mais valor histórico ou funcional. Dessa forma, eles tornam-se inúteis para os objetivos que foram elaborados.

O que é eliminação de documentos?

A eliminação de documentos é um procedimento de destruição de documentos que já cumpriram a sua função e não apresentam valor histórico ou funcional, tornando-se assim inúteis para os fins que foram criados.

Como pode ser eliminado os documentos públicos?

No setor público a eliminação deve ser precedida pela criação de uma listagem de descarte de documentos, que, depois de aprovada pela instituição arquivística, deverá ser publicada e, quando o descarte for feito, será lavrado o termo de eliminação.

Como é o descarte de documentos?

O descarte de documentos consiste na eliminação de documentos que já cumpriram a sua função e não apresentam valor histórico ou funcional, tornando-se assim inúteis para os fins que foram criados. Desde que o ser humano aprendeu a se comunicar, a escrita se tornou uma ação fundamental para que todo aprendizado fosse documentado.

Como poderia ser feito o descarte do documento original?

Esse descarte não poderia ser feito pelo fato de não haver nenhuma lei ou medida que permitisse que o documento original fosse descartado. Isso acabou gerando um impasse, já que os documentos estavam convertidos para o meio digital, porém, os físicos ainda ocupavam espaço e geravam despesas.

Por que o descarte de documentos beneficia as empresas?

Em vista disso, as leis e medidas que foram aprovadas beneficiam (e muito) as empresas, visto que o descarte de documentos consiste na eliminação de documentos que já cumpriram a sua função e não apresentam valor histórico ou funcional, tornando-se assim inúteis para os fins que foram criados.

Qual a autenticidade de um documento digital?

Observação: A assinatura digital é um exemplo de autenticação, visto que ela identifica o emissor de um documento e permite a verificação de que seu conteúdo não foi adulterado. A autoria e a integridade são alguns dos elementos do documento que garante a autenticidade de um documento digital.

Postagens relacionadas: