Como descartar embalagens de remédios?
Índice
- Como descartar embalagens de remédios?
- Onde posso descartar remédios vencidos?
- Qual descarte correto para medicamentos?
- Onde descartar blister de comprimidos?
- O que se deve fazer com sobras de medicamentos?
- Qual a importância do descarte correto dos medicamentos?
- O que fazer com remédios que sobram?
- Quem recolhe blister?
- Quais são as embalagens descartadas com medicamento dentro?
- Qual o destino final das embalagens e remédios?
- Como é importante que os medicamentos sejam mantidos em embalagens originais?
- Quais são as embalagens secundárias?
Como descartar embalagens de remédios?
A embalagem que fica em contato direto com o remédio deve ser destinada para a incineração, enquanto a embalagem externa, normalmente feita de papel, deve ir para a reciclagem. O destino da bula também é a reciclagem.
Onde posso descartar remédios vencidos?
Ou seja, quando você encontrar algum medicamento vencido em casa, deve levá-lo de volta a farmácias ou drogarias, que fazem a coleta e encaminham para o destino de descontaminação e incineração adequada.
Qual descarte correto para medicamentos?
Geralmente os resíduos de medicamentos, as embalagens e os objetos usados para ministrá-los têm como destino final a incineração ou são levados para aterros industriais, dependendo do procedimento adotado em cada município.
Onde descartar blister de comprimidos?
A solução é simples: se a cartela tiver comprimidos, ela deve ser entregue nas farmácias. Se não tiver, você pode destinar para a coleta seletiva de resíduos recicláveis. O mesmo vale para frascos e outras embalagens.
O que se deve fazer com sobras de medicamentos?
O descarte das embalagens dos medicamentos que acabaram é muito mais simples! Sejam eles, caixas, blisters ou frascos, basta descartar em um ponto de coleta seletiva. No caso dos frascos de xaropes ou remédios líquidos, vale dar uma lavadinha antes, com água mesmo, para evitar a contaminação do lixo reciclável.
Qual a importância do descarte correto dos medicamentos?
O descarte de medicamentos ou matérias primas no lixo comum, na pia ou vaso sanitário gera problemas ambientais e afeta a saúde pública. Quando o descarte não é feito da maneira correta, os resíduos ali presentes podem poluir o lençol freático e, consequentemente, a água que consumimos também fica poluída.
O que fazer com remédios que sobram?
O descarte das embalagens dos medicamentos que acabaram é muito mais simples! Sejam eles, caixas, blisters ou frascos, basta descartar em um ponto de coleta seletiva. No caso dos frascos de xaropes ou remédios líquidos, vale dar uma lavadinha antes, com água mesmo, para evitar a contaminação do lixo reciclável.
Quem recolhe blister?
Novartis recicla blisters de medicamentos.
Quais são as embalagens descartadas com medicamento dentro?
Embalagens descartadas com medicamento dentro seguem o mesmo procedimento. Essas embalagens são chamadas de primárias, pois ficam em contato com os fármacos. São cartelas ( blisters ), bisnagas, frascos, potes, entre outros.
Qual o destino final das embalagens e remédios?
Elas precisam ser descartadas em pontos de coleta, oferecidos por farmácias, supermercados ou postos de saúde. Eles vão dar o destino correto aos remédios vencidos e às embalagens primárias. A incineração, destino final das embalagens e dos remédios, é um processo de tratamento térmico a uma temperatura que varia de 8ºC.
Como é importante que os medicamentos sejam mantidos em embalagens originais?
Mas é importante que os medicamentos sejam mantidos em suas embalagens originais, também chamadas de embalagens primárias (cartelas de comprimido, frascos, tubos de cremes ou pomadas, por exemplo), no momento do descarte nos postos de coleta.
Quais são as embalagens secundárias?
As embalagens secundárias, geralmente caixas de papelão, podem ser enviadas diretamente para a reciclagem, junto com a bula. De jeito nenhum, mesmo, descarte remédios no vaso sanitário, na pia ou envie para a coleta comum. Todas essas formas poluem o ar, o solo, os rios e os lençóis freáticos em algum grau.