O quê protocolo TEP?
O quê protocolo TEP?
Protocolo para Suspeita de TEP Um dos maiores desafios em termos de diagnóstico na medicina é a embolia pulmonar (ou tromboembolismo pulmonar – TEP). E este desafio ocorre por se tratar uma doença com sinais e sintomas muito variáveis, nenhum específico o suficiente.
Como diagnóstico TEP?
O diagnóstico do tromboembolismo pulmonar agudo é baseado na probabilidade clínica, uso do dímero D (quando disponível) e na avaliação por imagem. Os principais métodos de imagem utilizados no diagnóstico são representados por cintilografia ventilação-perfusão, angiografia pulmonar e tomografia computadorizada (TC).
Qual angiotomografia para TEP?
Pacientes com suspeita clinica de TEP e sem sinais ou sintomas de TVP devem ser submetidos à angiografia pulmonar por TC espiral. Salienta-se que a realização desse exame requer a utilização de contraste iodado. Pacientes que têm contra- indicação à utilização do meio de contraste devem realizar cintilografia pulmonar.
Como identificar TEP na Angio TC?
Os critérios usados por angio-TC pulmonar para o diagnóstico de TEP assentam na visualização direta de trombos endoluminais não oclusivos ou na completa oclusão por trombos de vasos de dimensão normal ou aumentada.
Quanto tempo Tratamento TEP?
Manter heparina por no mínimo 5 dias (considerar 10 dias para quadros graves), mantendo anticoagulação oral por no mínimo 3 meses (se causa reversível corrigida), ou por no mínimo 6 meses (se causa desconhecida), ou anticoagulação permanente (se casos recorrentes ou fator de risco permanente).
Qual exame detecta trombose pulmonar?
Relatos prévios de trombose e episódios embólicos são fortes indícios para quadro de tromboembolismo. Sendo assim, para confirmar as suspeitas, o médico pode solicitar exames de sangue, cardiológicos (eletrocardiograma e ecocardiograma) e imagens do tórax (cintilografia, tomografia e ressonância magnética).
O que é S1Q3T3?
O padrão S1Q3T3 é relativamente específico, porém, pouco sensível para o diagnóstico de tromboembolismo pulmonar. A persistência da onda S até as derivações da esquerda sugere um quadro de sobrecarga do ventrículo direito, que favorece ainda mais o diagnóstico de TEP.
Quais são as condições ideias para realização de uma tomografia de tórax para protocolo de TEP?
- Para a realização do procedimento, deve-se comparecer à unidade sem joias, brincos ou pingentes, sendo recomendada a retirada de piercings. - Clientes que utilizam aparelho ortodôntico móvel precisam retirá-lo antes do exame. Os fixos, embora possam prejudicar a qualidade das imagens, não oferecem risco.