Como deve ser feito o descarte de lâmpadas incandescentes?

Índice

Como deve ser feito o descarte de lâmpadas incandescentes?

Como deve ser feito o descarte de lâmpadas incandescentes?

Como não é possível reciclar a lâmpada incandescente, a destinação tem que ser a mesma dos demais resíduos sólidos secos: o aterro sanitário. No entanto, faça isso em último caso. Há postos públicos e privados para o descarte de todos os tipos de lâmpadas.

Como descartar lâmpadas queimadas?

Se estiver apenas queimada, é possível encaminhá-la aos centros que comercializam a lâmpada, a fim de que façam o tratamento adequado. Agora, se estiver quebrada, coloque-a em uma caixa de papelão ou enrolada em um papel, e a leve para uma loja ou revendedora que faça o recolhimento do material.

Como descartar uma lâmpada?

Empresas, instituições, prédios públicos e espaços de grande circulação podem ajudar muito no processo de descarte consciente de lâmpadas fluorescentes. Basta instalar um coletor para lâmpadas usadas em um local de destaque e sinalizar que ali é um ponto de coleta de lâmpadas.

Qual é o destino ambientalmente correto para as lâmpadas quando não são mais usadas e necessitam ser descartados?

Quando for feito o descarte das lâmpadas de LED usadas é muito importante não joga-las junto com o resíduo reciclável de vidro, nem mesmo junto ao lixo comum. A forma correta é destina-las para reaproveitamento de seus itens recicláveis.

Como descartar lâmpadas de LED?

Para fazer o descarte de maneira correta recomenda-se procurar postos que aceitam lâmpadas comuns ou até mesmo a prefeitura de sua cidade ou empresas que são especializadas neste tipo de tratamento. Outra opção para o descarte de lâmpadas de LEDs é destina-las para o reaproveitamento de seus itens recicláveis.

Pode descartar lâmpada no ecoponto?

PONTOS DE DESCARTES DE LÂMPADAS. Os Ecopontos são pontos de descarte voluntário para pequenas quantidades de materiais recicláveis criados pela Prefeitura de São Paulo. Você poderá descartar suas lâmpadas lá.

Como descartar lâmpadas usadas?

Para isso, a Reciclus disponibiliza coletores em Pontos de Entrega, que se espalham em 26 estados do país. A população pode depositar suas lâmpadas queimadas ou sem uso nesses pontos, que ficam instalados, geralmente, em estabelecimentos do varejo. Localize a caixa coletora Reciclus mais próximo de você.

Por que as lâmpadas fluorescentes não podem ser descartadas como lixo comum?

Por conterem mercúrio em sua composição, as lâmpadas fluorescentes precisam ser descartadas em coletores especiais. Por essas razões, seu descarte correto é obrigatório por lei (saiba mais aqui) e fabricantes, comerciantes e importadores devem implementar a logística reversa desse material.

Qual a melhor opção para lâmpadas incandescentes?

As alternativas às lâmpadas incandescentes são: as fluorescentes as de Led. O primeiro tipo tem sido mais adotado em função do preço (é possível achar modelos a partir de R$ 5).

Como fazer o descarte das lâmpadas?

Até por isso, o descarte deve ser bem feito, procurando quais os lugares certos, isolando o material em caso de quebra e avisando sobre o conteúdo entregue. Os fabricantes ou as lojas que revendem as lâmpadas devem possuir postos para a coleta e o descarte correto das lâmpadas.

Como são produzidas as lâmpadas incandescentes?

As lâmpadas incandescentes são produzidas basicamente por vidro, metal e o filamento de tungstênio (não possuindo nenhum componente tóxico). Mas apesar disso, esse tipo de lâmpada não é reciclável, já que a composição de seu vidro é diferente, contando com pequenas partículas de metal.

Como descartar lâmpadas fluorescentes?

É possível descartar lâmpadas fluorescentes nas unidades da Leroy Merlin (a rede aceita um limite de dez lâmpadas por família) e em lojas da rede de supermercados Zaffari. Também é possível achar pontos de descarte com o site eCycle, que apresenta resultados baseado na localização da pessoa.

Postagens relacionadas: