Como os alimentos podem interferir na absorção de fármacos?
Índice
- Como os alimentos podem interferir na absorção de fármacos?
- Como as reações Ácido-base favorecem a absorção dos fármacos?
- Como os alimentos podem influenciar na absorção?
- Como os nutrientes podem interferir na ação do fármaco no organismo?
- Quais são os fatores que interferem na absorção intestinal?
- Como algumas doenças podem interferir no efeito dos fármacos?
- Onde os medicamentos considerados bases fracas são melhor absorvidos?
- Quais os fatores que interferem na absorção intestinal?
- O que atrapalha absorção de zinco?
- Qual a absorção do fármaco?
- Por que a alta reatividade do fármaco favorece a absorção?
- Quais alimentos podem prejudicar a absorção dos Remédios?
- Como absorver um fármaco por via oral?
Como os alimentos podem interferir na absorção de fármacos?
Paralelamente, o nutriente pode influenciar na biodisponibilidade do fármaco através da modificação do pH do conteúdo gastrintestinal, esvaziamento gástrico, aumento do trânsito intestinal, competição por sítios de absorção, fluxo sangüíneo esplâncnico e ligação direta do fármaco com componentes dos alimentos (Welling, ...
Como as reações Ácido-base favorecem a absorção dos fármacos?
Portanto, quando se administra um ácido fraco por via oral, a maior parte do fármaco no estômago está na forma não ionizada, favorecendo a difusão através da mucosa gástrica. Para uma base fraca com pKa de 4,4, o resultado é o inverso, ou seja, no estômago, a maior parte do fármaco está na forma ionizada.
Como os alimentos podem influenciar na absorção?
Alguns componentes dos alimentos interagem com os nutrientes, levando a uma menor absorção do que o esperado. Por exemplo, elementos antinutricionais da dieta, como fitatos ou polifenóis, podem se ligar a certos nutrientes no trato gastrointestinal e impedir a sua absorção pelo organismo.
Como os nutrientes podem interferir na ação do fármaco no organismo?
o nutriente altera a transformação de certas substâncias presentes no medicamento; alteração na eliminação do medicamento por interferência de algum nutriente; o medicamento altera o estado nutricional; o estado nutricional altera a metabolização de alguns medicamentos.
Quais são os fatores que interferem na absorção intestinal?
Os fatores relacionados ao alimento, a forma química e o estado físico no qual as vitaminas se encontram na matriz do alimento afetam diretamente sua absorção. Essas propriedades podem ser influenciadas pelos efeitos do processamento ou preparação do alimento com possíveis consequências na absorção de seus nutrientes.
Como algumas doenças podem interferir no efeito dos fármacos?
Os índices individuais de biotransformação de fármacos são influenciados por fatores genéticos, doenças coexistentes (em particular, hepatopatias crônicas e insuficiência cardíaca avançada) e interações entre fármacos (em especial as que envolvem indução ou inibição de biotransformação).
Onde os medicamentos considerados bases fracas são melhor absorvidos?
A maioria dos fármacos é absorvida no intestino, e poucos fármacos no estômago, os fármacos são melhor absorvidos quando estiverem em sua forma não ionizada, então os fármacos que são ácidos fracos serão absorvidos melhor no estômago que tem pH ácido, Exemplo (Àcido Acetil Salicilico), já os fármacos que são bases ...
Quais os fatores que interferem na absorção intestinal?
Os fatores relacionados ao alimento, a forma química e o estado físico no qual as vitaminas se encontram na matriz do alimento afetam diretamente sua absorção. Essas propriedades podem ser influenciadas pelos efeitos do processamento ou preparação do alimento com possíveis consequências na absorção de seus nutrientes.
O que atrapalha absorção de zinco?
Os fitatos são o factor que mais “atrapalha” o aproveitamento do zinco pelo organismo, sendo considerado anti-nutricional. Estes afectam também a biosdisponibilidade de Ferro, do Magnésio, do Cobre. O ácido fítico e o zinco formam um composto altamente insolúvel no organismo, impedindo a absorção.
Qual a absorção do fármaco?
A absorção do fármaco é determinada pelas propriedades físico-químicas, pela formulação e pela via de administração do fármaco.
Por que a alta reatividade do fármaco favorece a absorção?
Tal fato pode ser explicado devido a alta reatividade facilitar a complexação ou quelação do fármaco com outras substâncias químicas ou alimentos, o que faz sua massa molecular aumentar reduzindo assim a absorção.
Quais alimentos podem prejudicar a absorção dos Remédios?
Quais alimentos podem prejudicar a absorção dos remédios Há situações que merecem cuidado redobrado. Exemplo: a pectina, fibra encontrada na maçã, ameixa, goiaba e mexerica, pode atrasar a absorção de fármacos à base de paracetamol, como o Tylenol.
Como absorver um fármaco por via oral?
Para ser absorvido, um fármaco administrado por via oral deve subsistir a ambientes com pH baixo e numerosas secreções gastrintestinais (GI), incluindo enzimas potencialmente degradadoras. Fármacos peptídicos (p. ex., insulina) são particularmente suscetíveis à degradação e não são utilizados por via oral.