O que fazer quando o coto umbilical cair?

Índice

O que fazer quando o coto umbilical cair?

O que fazer quando o coto umbilical cair?

O que fazer depois do coto cair Após o coto umbilical cair é importante manter o local sob observação e a limpeza deve continuar a ser mantida como antes, até o local estar completamente cicatrizado. Depois do banho, é importante secar o umbigo com uma compressa ou pano limpo, fazendo movimentos circulares suaves.

Onde enterrar o umbigo?

Antigamente, era comum enterrar o umbigo dos bebês. Mas não em qualquer local, pois isso determinaria sua vida futura. Enterrar embaixo de uma roseira faria da menina uma linda mulher. Enterrar na porteira ou no curral da fazenda faria do menino um rico fazendeiro.

Onde descartar o coto umbilical?

No banco público, o sangue de cordão umbilical é coletado por um profissional no momento do parto. Nesse caso, não há qualquer custo para a família, porém os pais perdem o direito sobre a amostra e o material fica disponível para uso por qualquer pessoa.

O que fazer se o umbigo não cair?

Mas o dia da queda do umbigo varia muito de criança para criança. Às vezes, o cordão pode demorar até mais do que 21 dias para cair, sem que haja maiores problemas. Em caso de demora, procure um médico para ter certeza de que não há nenhum problema com a criança.

Como limpar o coto umbilical?

Limpar o corpo do coto umbilical, localizado entre o clamp e o local de inserção, num movimento único de 360º, com a compressa ou pano limpo e deitá-la fora; Limpar o clamp, começando numa ponta e dando a volta completa, para que o clamp fique todo limpo; Deixar secar ao ar livre e só depois tapar o coto umbilical com a roupa limpa do bebê.

Como ocorre o corte do cordão umbilical?

Após o corte do cordão umbilical inicia-se um processo de desidratação que leva à mumificação do coto umbilical. Com o passar dos dias, este torna-se mais endurecido, seco e escuro, até que, por fim, se separa do umbigo. Esta queda ocorre espontaneamente e não deve ser forçada.

Como avaliar o umbigo do bebê?

Nestas situações, o pediatra avalia o umbigo do bebê e orienta o tratamento adequado, que pode incluir o uso de antibióticos, caso o umbigo esteja infeccionado, por exemplo. E também é importante consultar o pediatra se o umbigo do bebê demorar mais de 15 dias para cair, pois pode ser sinal de alguma alteração.

Postagens relacionadas: