Como deve ser feito o descarte de resíduos perigosos?

Índice

Como deve ser feito o descarte de resíduos perigosos?

Como deve ser feito o descarte de resíduos perigosos?

A classificação dos materiais pode ser feita em laboratório, tomando como base a ABNT NBR 10004 – Resíduos Sólidos – Classificação. Se o produto for considerado classe I (perigoso), deve ser levado para aterro especial ou para passar por tratamento antes do descarte, como o coprocessamento.

Onde descartar resíduos perigosos?

A DAVV/Delogs possui o serviço de coleta, tratamento, transporte e destinação final de resíduos classe 1 - perigosos (inflamáveis, corrosivos e reativos) gerados na UFRPE. A atividade é realizada com equipe interna e empresa especializada contratada.

Quais resíduos perigosos?

São exemplos de resíduos perigosos:

  • agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso;
  • pilhas e baterias;
  • pneus;
  • óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;

Como funciona o descarte de produtos?

O descarte correto dos resíduos inicia com o acondicionamento adequado e a separação do que é reutilizável, reciclável, lixo comum e resíduo tóxico. De modo geral, o ideal é que papel, alumínio, plástico, vidro e orgânicos sejam separados devidamente nas residências.

São exemplos de resíduos perigosos?

As lâmpadas fluorescentes, baterias, pilhas, remédios vencidos, cartuchos de tinta, latas de tinta, tonners, pneus, são alguns dos exemplos de resíduos perigosos que contêm significativa quantidade de substâncias químicas nocivas ao meio ambiente.

O que pode ser feito para solucionar esses problemas causados por esses resíduos perigosos?

Em primeiro lugar, para reverter os problemas ambientais causados pelos resíduos perigosos, é preciso instruir a população a respeito de seus riscos, bem como promover campanhas de conscientização para o descarte correto. E esse descarte pode ser feito de muitas formas, como veremos mais adiante.

O que fazer com os resíduos?

Soluções para os Resíduos Sólidos

  1. Adotar a reciclagem como prática produtiva. ...
  2. Reduzir a quantidade de lixo produzido nas casas e nas indústrias.
  3. Aproveitar tudo o que puder dos alimentos, economizando também nas quantidades. ...
  4. Pensar bem antes de jogar fora os restos dos alimentos.

Quais são os 3 tipos de resíduos?

5 tipos de resíduos sólidos que você precisa entender

  • Resíduos Sólidos Urbanos. Resíduos sólidos urbanos são provenientes de residências, da limpeza pública urbana, dos comércios e de prestadores de serviços. ...
  • Resíduos Industriais. ...
  • Resíduos Hospitalares. ...
  • Resíduos de Construção Civil. ...
  • Resíduos Nucleares.

Como receber os resíduos perigosos?

O tratamento que os resíduos perigosos devem receber é diferente de orgânicos, recicláveis e rejeitos, que separamos em casa ou no trabalho. Para que a logística reversa aconteça, a PNRS tem por princípios a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto e a cooperação entre as diferentes esferas da sociedade.

Qual a classe de resíduos perigosos?

Já os da classe II A, ou resíduos não perigosos e não inertes, não possuem os aspectos de periculosidade, podendo apresentar características de combustão, biodegradabilidade e solubilidade em água.

Como evitar o descarte de resíduos?

Muitos também podem ser inflamáveis, trazendo riscos de incêndio. Por fim, lembramos que as proporções do perigo podem se ampliar caso os rejeitos cheguem a rios, mares ou lençóis freáticos, pois se espalharão ainda mais. É essencial se conscientizar e realizar o descarte de resíduos de forma correta.

Por que os resíduos perigosos gerados em domicílios?

Infelizmente, devido ao baixo grau de instrução e de conscientização de nossa população, os resíduos perigosos gerados todos os dias em nossos domicílios são descartados de maneira incorreta, colocando em risco a vida de muitos seres vivos, incluindo os seres humanos.

Postagens relacionadas: