Como saber o número da Inscrição Estadual de minha empresa?
Índice
- Como saber o número da Inscrição Estadual de minha empresa?
- Qual é o número da Inscrição Estadual?
- O que é preciso para ter Inscrição Estadual?
- Como você identifique o seu cliente?
- Será que sua empresa é obrigada a ter a IE?
- Quais são as dores dos clientes?
- Qual a definição da contribuição do seu cliente?
Como saber o número da Inscrição Estadual de minha empresa?
A Inscrição Estadual pode ser consultada no site do Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (SINTEGRA), que é a plataforma federal responsável por consolidar e disponibilizar informações de contribuintes aos entes fazendários estaduais.
Qual é o número da Inscrição Estadual?
A Inscrição Estadual, na maioria das vezes, possui 9 números*, os quais têm significados distintos: Os dois primeiros dígitos representam o estado de cadastro; Os outros seis números sequenciais indicam os números da inscrição de cada organização; Já o último dígito é o verificador ou o dígito de controle.
O que é preciso para ter Inscrição Estadual?
O Microempreendedor Individual (MEI) deverá solicitar a abertura da Inscrição Estadual ou a alteração cadastral diretamente no Portal do Empreendedor. Para o envio de documentos, caso sejam feitas exigências pelo Posto Fiscal, os usuários com certificado digital podem entregá-los via SIPET. Não há taxa.
Como você identifique o seu cliente?
Alguns casos dão um panorama geral para que você identifique se o seu cliente é contribuinte, não contribuinte ou isento. Por exemplo, se você está realizando uma operação para uma pessoa física, e ela não for produtor rural, ele é não contribuinte.
Será que sua empresa é obrigada a ter a IE?
Sua empresa é obrigada a ter IE? As empresas que vendem produtos físicos precisam ter a Inscrição Estadual. Por mais que essa venda seja feita de forma online e entregue ao destinatário final, ainda é necessário possuir a IE. Todos os mercados, como indústrias, varejistas, atacadistas e e-commerces estão enquadrados nessa obrigatoriedade.
Quais são as dores dos clientes?
Há dois tipos de dores dos clientes: Dores latejantes: aquelas que estão em um estado mais desenvolvido, de modo que o problema é tão relevante a ponto de não haver possibilidade de ignorá-lo. É fácil de localizar, pois se trata de algo concreto e presente. Ou seja, é um motivo claro para se buscar ajuda;
Qual a definição da contribuição do seu cliente?
O que define a contribuição do seu cliente é a Inscrição Estadual (IE), obrigatória para quem é contribuinte de ICMS. Portanto a definição à qual estamos nos referindo está ligada ao pagamento de ICMS. Lembrando, que ICMS é o Imposto sobre Circulação de Mercadoria, e é o imposto que mais contribui para os cofres públicos.