Como descobrir a constante de uma mola?

Índice

Como descobrir a constante de uma mola?

Como descobrir a constante de uma mola?

A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que:

  1. Fe — força elástica, dada em newtons;
  2. k — constante elástica do corpo, dada em newtons/metro;
  3. X — deformação percebida no corpo após a aplicação da Fe, dada em metros.

Como saber qual mola e mais elástica?

Uma mola com k alto necessitará de mais força aplicada para obter o mesmo deslocamento, e, portanto, é considerada dura (de difícil deformação). Já uma mola com k baixo, será deformada com uma força menor, e, portanto, é considerada mole (de fácil deformação).

Qual o sentido da força elástica?

A força elástica é definida a partir da lei de Hooke. Essa lei afirma que, quando se aplica uma força sobre uma mola, ela se deforma, dando origem a uma força elástica que tem a mesma direção da força externa, mas sentido oposto.

Qual o comprimento final da mola?

Perceba que, na fórmula acima, se o comprimento final da mola ( LF) for maior que o comprimento inicial ( L0 ), a deformação será positiva (x > 0); caso contrário, quando o comprimento final da mola for menor que o comprimento inicial, a deformação será negativa (x <0).

Qual a intensidade da mola aplicada?

Determine a intensidade da força aplicada, sabendo que a constante elástica da mola é de 110 N/m. Para saber a intensidade da força exercida sobre a mola, devemos utilizar a fórmula da Lei de Hooke: F = K. x F = 110. 5

Quais são as constantes elásticas?

Molas que apresentam grandes constantes elásticas são mais dificilmente deformadas, ou seja, para fazer o seu comprimento variar, é necessário que se aplique uma força maior. A constante elástica é uma grandeza escalar, e a sua unidade de medida, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades, é o N/m (newton por metro).

Qual é a deformação de uma mola?

Determine qual é a deformação de uma mola em que se aplica 60 N de força atuante, sabendo que sua constante elástica é de 600 N/m. Aqui nós devemos descobrir o valor da deformação sofrida pela mola, ou seja, o valor de x. O enunciado nos diz que a força aplicada é de 60 N, portanto, F = 60 N; e também afirma que k = 600 N/m.

Postagens relacionadas: