O que é dominância lateral?

Índice

O que é dominância lateral?

O que é dominância lateral?

O que determina se a criança usará predominantemente a mão direita ou a esquerda, por exemplo, é a chamada lateralização ou dominância lateral. ... Isto significa que existe um predomínio motor, ou melhor, uma dominância de um dos lados.

Como identificar a lateralidade?

A lateralidade ocorre quando se verifica o domínio de um lado do corpo sobre o outro, portanto a esfera motora da parte esquerda ou da direita tem ascendência em relação à outra. Quando bebê, a criança é considerada ambidestra, ou seja, ela utiliza sempre as duas mãos.

Como descobrir então a dominância lateral?

pede-se a criança que percorra um trajeto com um pé, depois com o outro; o lado escolhido para o primeiro trajeto é muitas vezes o lado dominante, mas a observação dos pulos revelará maior facilidade de um lado: é esse lado que determina a dominância.

Como saber qual é a mão dominante?

Para saber qual lado é predominante na criança, experimente entregar um brinquedo ou jogar uma bola. Ela provavelmente vai pegar com a mão dominante, que será a mais forte ou a mais habilidosa.

Quais as definições da lateralidade?

A palavra Lateralidade vem do latim que significa “lado”. ... A lateralidade é a dominância lateral direita ou esquerda, dos níveis: mão, pé olho e do hemisfério cerebral. A predominância ocorre durante o processo evolutivo do ser humano e depende de fatores genéticos e ambientais.

O que é lateralização?

1. Acto ou efeito de lateralizar. 2. [ Fisiologia ] Predomínio de um hemisfério cerebral sobre o outro na actividade motora.

O que é a lateralidade na educação infantil?

A lateralidade segundo Oliveira (1997), é a propensão que o ser humano possui, de utilizar preferencialmente, mais um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé. Existe a dominância de um dos lados, este apresenta maior força muscular, mais precisão e mais rapidez.

O que é atividade de lateralidade?

De acordo com Negrine (1986), a lateralidade relaciona-se ao esquema interno do indivíduo que o capacita a utilizar um lado do corpo com maior facilidade que o outro, em atividades que exijam habilidade, caracterizando-se por uma assimetria funcional. ...

O que a lateralidade representa?

Lateralidade é a predisposição à utilização preferencial de um dos lados do corpo, em três níveis: mão, olho e pé. Segundo Le Boulch , a preferencia pela utilização de um dos lados do corpo ocorre em razão da dominância de um dos hemisférios cerebrais.

Qual a diferença entre lateralidade e dominância lateral?

Exite uma diferença entre a nomenclatura de Lateralidade e Dominância Lateral. Muitos livros ainda contém erros, mencionando que noção de lateralidade é ter um dos lados corporais dominante. É bem verdade que todos nós nascemos com uma programação cerebral, porém com uma imensa capacidade sináptica nas funções dos neurônios.

Qual a lateralidade do ser humano?

A lateralidade é definida por Oliveira (2008) pela propensão do ser humano utilizar preferencialmente mais um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé.

Qual a nomenclatura da lateralidade?

A nomenclatura Lateralidade, vem da noção dos lados direito e esquerdo, e é conseguida pela criança até mais ou menos seis anos. Após esta idade, podemos considerar como um distúrbio.

Como trabalhar com a lateralidade da criança?

Para começarmos a trabalhar com a lateralidade Meur e Staes (1989) “aconselham-se a não empregar os termos ‘esquerda e direita’ sem que a lateralidade da criança esteja bem definida”.

Postagens relacionadas: