Como calcular a gravidade de um pêndulo?

Índice

Como calcular a gravidade de um pêndulo?

Como calcular a gravidade de um pêndulo?

A forma de proceder é simples: construa um pêndulo, usando uma linha de NYLON e o peso. Deixe o pêndulo oscilar, anotando o tempo necessário para que ele o faça 10 vezes. Dividindo-se este tempo por 10, temos o período de oscilação do pêndulo. Repita a experiência com uma linha maior.

Como se calcula o pêndulo?

Período do pêndulo T é o período, em segundos (s). L é o comprimento do fio, em metros (m). g é a aceleração da gravidade, em (m/s2). Através do período, pode-se conhecer o menor intervalo de tempo para que o movimento ocorra e essa fórmula deve ser utilizada em pequenas oscilações, quando o ângulo é menor que 10º.

Como o centro de gravidade pode se localizar fora do corpo?

OBS: o centro de gravidade pode se localizar fora do corpo Características do Centro de Massa   O centro de gravidade torna- se dinâmico no corpo humano durante a realização de movimentos que envolvem a mudança contínua na reorientação dos segmentos do corpo, como caminhar, correr, saltar (Enoka, 2002).

Como calcular a gravidade de um planeta?

Resolução: Para calcularmos a gravidade de um planeta, precisamos de sua massa e raio, tendo em mãos esses dados, fazemos o seguinte cálculo: De acordo com o cálculo anterior, a aceleração da gravidade nas proximidades da superfície de Marte é de 3,71 m/s².

Qual é o centro de gravidade?

  O centro de gravidade pode ser definido como o único ponto de um corpo ao redor do qual todas as partículas de sua massa estão igualmente distribuídas (Lehmkuhl & Smith, 1989).   O ponto através do qual a linha de ação do peso de um objeto atua, independentemente a posição do objeto (Watkins 2001);

Como calcular a gravidade da Terra?

Usando a fórmula para calcular a gravidade, descobriremos a qual distância, em relação à superfície da Terra, o satélite precisa estar para que a gravidade que atua sobre ele seja igual a 5 m/s², confira: Pelos cálculos, a gravidade da Terra terá módulo de 5,0 m/s² quando estivermos a uma distância de 2920 km de sua superfície.

Postagens relacionadas: