Como descobrir o período de um elemento pela distribuição eletrônica?

Índice

Como descobrir o período de um elemento pela distribuição eletrônica?

Como descobrir o período de um elemento pela distribuição eletrônica?

  1. observe que aqui, a última camada é 4s2 4p5;
  2. então, podemos concluir que esse 4 é o período;
  3. e para descobrir a família, basta que você efetue a soma dos expoentes 2+5=7.

Qual a relação entre distribuição eletrônica e tabela periódica?

A relação entre distribuição eletrônica e Tabela Periódica permite-nos informar características sobre os átomos de qualquer elemento químico. A Tabela Periódica organiza os elementos químicos em ordem crescente de número atômico. Muitas informações sobre os átomos que formam esses elementos podem ser retiradas dela.

Como determinar o número de elétrons de um átomo?

A partir do período, nós conseguimos determinar o número de níveis de um átomo de qualquer elemento. O subnível mais energético e o número de elétrons podem ser identificados facilmente pela família. Para isso, basta seguir o esquema organizacional abaixo que mostra o subnível em cada área do diagrama e o número de elétrons que haverá em cada caso:

Qual a ordem de energia que devemos seguir para a distribuição eletrônica?

As setas em vermelho e rosa indicam a ordem de energia que devemos seguir para realizar a distribuição eletrônica. A seta vermelha que passa pelo 1s é o local de menor energia; e a seta rosa, que passa por 5f, 6d e 7p, é o local de maior energia. Assim, se formos realizar a distribuição de 20 elétrons, devemos seguir a seguinte sequência:

Como conseguir a localização de um elemento na tabela periódica?

Para conseguir a localização de um elemento na tabela periódica é preciso lembrar que cada coluna vertical da tabela periódica é um grupo. Os elementos químicos correspondentes ao mesmo grupo possuem propriedades similares e normalmente o mesmo número de elétrons no nível mais externo da camada de valência.

Postagens relacionadas: