Como medir a gravidade com um pêndulo?

Índice

Como medir a gravidade com um pêndulo?

Como medir a gravidade com um pêndulo?

A forma de proceder é simples: construa um pêndulo, usando uma linha de NYLON e o peso. Deixe o pêndulo oscilar, anotando o tempo necessário para que ele o faça 10 vezes. Dividindo-se este tempo por 10, temos o período de oscilação do pêndulo. Repita a experiência com uma linha maior.

Como descobrir o comprimento do pêndulo?

Para descobrir o comprimento do pêndulo, primeiro é necessário substituir os dados do enunciado na fórmula do período. Para remover a raiz quadrada da equação, precisamos elevar os dois termos ao quadrado.

Como funciona o pêndulo?

O pêndulo realiza um movimento harmônico simples, o MHS, e os principais cálculos realizados com o instrumento envolvem o período e a força restauradora. O pêndulo simples realiza um movimento classificado como periódico, pois se repete nos mesmos intervalos de tempo e pode ser calculado através do período (T). T é o período, em segundos (s).

Quais são as posições especiais do pêndulo?

A transferência de energia entre as diferentes posições do pêndulo em função do tempo de uma oscilação apresenta-se como uma onda senoidal, como é mostrado na figura a seguir: Energias cinética e potencial variando em função da posição e do tempo. Na figura acima, mostramos três posições especiais do pêndulo.

Qual o tempo de reação do pêndulo?

Porém esse tempo de reação é o mesmo quando medimos o tempo de uma oscilação ou quando medimos o tempo de um número maior (5 ou 10) de oscilações. Tempo de reação: Para diminuir o efeito do tempo de reação, é conveniente determinar o período medindo, por exemplo, o intervalo de tempo ∆t levado pelo pêndulo para completar 5 oscilações.

Postagens relacionadas: