Como descobrir os pontos de uma parábola?
Como descobrir os pontos de uma parábola?
No plano, é possível localizar os chamados pontos notáveis da parábola:
- → V é o vértice.
- → Os pontos x1 e x2 são as chamadas raízes da parábola – os pontos nos quais a curva corta o eixo x.
- → O ponto C é a intersecção da parábola com o eixo y.
Como descobrir o vértice de uma parábola?
Esse ponto de retorno da parábola, mais conhecido como vértice da parábola, pode ser calculado com base nas expressões matemáticas envolvendo os coeficientes da função do 2º grau dada pela lei de formação y = ax² + bx + c.
Como definir a parábola?
Dado o foco e a diretriz de uma parábola, podemos encontrar a equação da parábola. Considere, por exemplo, a parábola cujo foco está em . Começamos definindo um ponto geral na parábola
Qual o valor da parábola?
Dessa forma, a parábola não possui ponto de intersecção no eixo das abscissas. A parábola sempre intersectará o eixo das ordenadas (y) de acordo com o valor do coeficiente c da equação do 2º grau. Para determinarmos o valor do coeficiente c, basta atribuirmos a x, valor igual a zero.
Como encontrar a equação de uma parábola?
O GeoGebra nos dará a equação de uma parábola, mas você precisa conhecer primeiro o foco e a diretriz. Isto não é tão simples de observações de um gráfico. Encontrar a equação de uma parábola dados certos pontos de dados é uma habilidade que vale a pena em matemática.
Qual o coeficiente da parábola?
Como o coeficiente a da função é positivo (a > 0), a parábola tem concavidade para cima, Então, este ponto será o valor mínimo da função, conforme indicado na imagem abaixo: Portanto, todos os valores assumidos pela função serão maiores que - 4. Assim, f (x) = x 2 + 2x - 3 terá conjunto imagem dado por: