O que é a alma para Epicuro?
O que é a alma para Epicuro?
Epicuro entende o homem como um ser composto de corpo e alma, ambos formados por aglomerados de átomos. A distinção entre eles, para Epicuro, está na qualidade dos átomos de que são formados, pois, a alma para o filósofo é composta por átomos mais finos e sutis, dispersos em todo o corpo.
O que é felicidade para o epicurismo?
Segundo Epicuro, para ser feliz seria necessário controlar os nossos medos e desejos de maneira que o estado de prazer seja estável e equilibrado, com um consequente estado de tranquilidade e de ausência de perturbação. ... A combinação desses dois estados constituiria a felicidade na sua forma mais elevada.
O que é a felicidade para os filósofos epicuristas e estoicos?
A FELICIDADE SEGUNDO O ESTOICISMO E O EPICURISMO. ... Para o estoicismo, a felicidade consiste em adequar nossa vontade ao destino, desejar apenas as coisas que dependem de nós e eliminar todas as paixões, a fim de alcançar o estado de imperturbabilidade da alma – a ataraxia.
Quais são os prazeres de Epicuro?
Epicuro não só admite a busca de prazeres positivos, mas também delimita quais devem ser buscados, sempre procurando não afastar-se de seu ideal, a ataraxia. Para ele, há três tipos de prazer, a saber: prazeres naturais e necessários, prazeres naturais e não necessários e os prazeres não naturais e não necessários.