O que caracteriza a hanseníase?

Índice

O que caracteriza a hanseníase?

O que caracteriza a hanseníase?

Caracteriza-se, geralmente, por mostrar várias manchas de pele avermelhadas ou esbranquiçadas, com bordas elevadas, mal delimitadas na periferia, ou por múltiplas lesões bem delimitadas semelhantes à lesão tuberculóide, porém a borda externa é es- maecida (pouco definida).

Quais as etapas do exame físico do paciente com suspeita de hanseníase?

- Procure sinais de inflamação: ardor ou pupilas com forma irregular. - Pergunte ao paciente se há dor e edema nas lesões de pele. - Examine as lesões para verificar sinais de inflamação. - Examine as mãos e os pés para verificar a diminuição da sudorese.

Qual a característica típica que confirma hanseníase na biópsia de pele?

A alteração histológica característica de hanseníase tuberculóide é o granuloma de células epitelióides com quantidades variadas de linfócitos e células gigantes multinucleadas.

Como aparece a hanseníase?

Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica (ao calor e frio), tátil (ao tato) e à dor, que podem estar principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas.

Quais os tipos de precauções de isolamento?

Tipos de precauções e isolamentos: Isolamento/Precaução de contato. Isolamento/Precaução respiratório por gotícula. Isolamento/Precaução respiratório por aerossol.

Qual o tipo de isolamento para tuberculose?

Precauções com aerossóis São indicadas para pacientes com suspeita ou infecção comprovada por microrganismos transmitidos por aerossóis (partículas de tamanho < 5 microns) que ficam suspensos no ar e que podem ser dispersos a longas distâncias. (Exemplo: varicela, sarampo, tuberculose).

Postagens relacionadas: