Como identificar a regência de um verbo?
Índice
- Como identificar a regência de um verbo?
- O que é regencia verbal exemplo?
- Quando ocorre regencia verbal?
- O que é regência nominal Cite exemplos?
- Qual é a regencia do verbo assistir?
- O que significa a mesma regência?
- Quais são os verbos que geram regência?
- Qual a diferença entre regência verbal e nominal?
- Quais os verbos mais usados na língua?
- Qual a função do verbo na oração?
Como identificar a regência de um verbo?
Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.
O que é regencia verbal exemplo?
Regência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido. Nos exemplos acima, morar é um verbo transitivo indireto, pois exige a preposição em (morar em algum lugar). ...
Quando ocorre regencia verbal?
Ocorre regência quando há um termo regente que apresenta um sentido incompleto sem o termo regido, ou seja, sem o seu complemento. O que é regência verbal? A regência verbal indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição.
O que é regência nominal Cite exemplos?
Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos regidos por esse nome. ... Verbo obedecer e os nomes correspondentes: todos regem complementos introduzidos pela preposição "a". Veja: Obedecer a algo/ a alguém.
Qual é a regencia do verbo assistir?
O verbo assistir será transitivo direto quando tiver significado de ajudar, auxiliar, prestar assistência, socorrer. Portanto, sem preposição! O verbo assistir será transitivo indireto quando tiver significado de presenciar, comparecer, ver, estar presente, testemunhar, caber.
O que significa a mesma regência?
Um nome possui a mesma regência do verbo do qual deriva. Assim, retomando os exemplos que já vimos neste texto, temos: Ela opinou sobre o caso. Ela tinha uma opinião sobre o caso.
Quais são os verbos que geram regência?
Há alguns verbos que geram dúvidas quanto à sua regência. A regência desses verbos implica mudança de sentidos nas frases. Estudar a regência verbal dos casos especiais de regência é importante para termos uma correta interpretação do que nos dizem ou do que lemos.
Qual a diferença entre regência verbal e nominal?
Diferença entre regência verbal e nominal A regência nominal também se refere à relação de subordinação entre dois termos. No entanto, enquanto a regência verbal trata da relação entre um verbo e seu complemento, a regência nominal trata da relação entre nomes (substantivos, adjetivos ou advérbios) e seus complementos.
Quais os verbos mais usados na língua?
Veja a explicação dos verbos mais usados na língua, mas que causam equívocos quanto à regência: Objeto direto: fazer carinhos. Exemplo: Agrada a esposa todo aniversário. Objeto indireto: ser agradável: Exemplo: Seu discurso não agrada ao país.
Qual a função do verbo na oração?
O verbo, como núcleo mais importante de uma oração, comanda, por assim dizer, o modo como as outras estruturas sintáticas da frase se comportarão. Perceba, desde já, que a regência verbal situa-se no campo da Sintaxe; enquanto o verbo, o da Morfologia.