Qual a região do átomo que é importante para o entendimento de uma ligação química do tipo covalente?

Índice

Qual a região do átomo que é importante para o entendimento de uma ligação química do tipo covalente?

Qual a região do átomo que é importante para o entendimento de uma ligação química do tipo covalente?

Primeiramente, é preciso entender que as ligações químicas acontecem na eletrosfera: a região em torno do núcleo onde se concentram os elétrons. Mais especificamente, acontecem na camada de valência de um átomo – que é a camada mais externa.

Quais são as propriedades dos compostos iônicos?

Características e Propriedades dos Compostos Iônicos

  • São sólidos em condições normais de temperatura (25°C) e pressão (1 atm);
  • São duros e quebradiços;
  • Possuem pontos de fusão e de ebulição elevados.

São exemplos de compostos moleculares?

A água e o metano são substâncias moleculares, pois são formadas por moléculas. Além dessas, podemos citar como exemplos de substâncias moleculares: o açúcar (estado sólido), o álcool (estado líquido) e os gases em geral (estado gasoso).

Quais as principais características de uma ligação covalente?

Podemos afirmar que ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de elétrons entre dois átomos. Esses átomos unidos podem formar moléculas ou sólidos covalentes. Esse compartilhamento ocorre devido à atração dos elétrons pelos núcleos vizinhos.

O que caracteriza uma ligação iônica?

A ligação iônica é aquela em que há transferência definitiva de elétrons entre os átomos dos elementos químicos com formação de íons.

Quais as propriedades dos compostos iônicos e moleculares?

As propriedades que os compostos moleculares geralmente apresentam são: Baixos ponto de fusão e ebulição quando comparados aos compostos iônicos; Apresentam baixa dureza; ... Em temperatura ambiente, os compostos covalentes podem ser encontrados nos estados físicos sólido, líquido e gasoso.

Quais as características apresentadas pelos compostos iônicos?

- Os compostos iônicos são sólidos na temperatura ambiente, o que se justifica pela propriedade anterior. - São duros e quebradiços. ... - São bons condutores de eletricidade quando no estado líquido e dissolvidos em água, mas não conduzem no estado sólido.

Postagens relacionadas: