Quando surgiu a Arte Concreta no Brasil?

Índice

Quando surgiu a Arte Concreta no Brasil?

Quando surgiu a Arte Concreta no Brasil?

Já o concretismo desenvolveu-se nas décadas de 19, no Brasil, especificamente na cidade de São Paulo, abrangendo a poesia, mas também as artes plásticas. A expressão “arte concreta” foi elaborada por Theo van Doesburg (1883-1930), artista plástico ligado ao suprematismo e à escola De Stijl (O Estilo).

O que é obra de Arte Concreta?

A Arte concreta surgiu na Europa, no início do século XX, com a intenção de produzir obras que usassem elementos próprios das linguagens. ... As se difundir para outras linguagens, a Arte Concreta passou a trabalhar com superfícies, sons, silêncios, enquadramentos cenográficos etc.

Quais foram os fatos que marcaram a Arte Concreta no Brasil?

A origem comum teve início na 1ª Exposição Nacional de Arte Concreta, em dezembro de 1956, em São Paulo, repetida no Rio de Janeiro em fevereiro de 1957. ... As duas exposições foram o tema do sexto encontro sobre mostras de artes visuais que marcaram o panorama artístico brasileiro a partir dos anos 50.

Quais foram os principais representantes do concretismo no Brasil?

No Brasil, o Concretismo teve como principais nomes os artistas Augusto de Campos e Haroldo de Campos, que são conhecidos como "os irmãos campos" e Décio Pignatari. Juntos, os três foram os responsáveis por impulsionar o movimento na poesia brasileira.

Quando surgiu a arte racionalista abstrata geométrica no Brasil?

O “pai” da arte abstrata é o artista russo chamado Kandinsky que, junto com o holandês Piet Mondrian, aparece como uma das figuras de maior notoriedade do Abstracionismo. No Brasil, a arte abstrata só veio a ganhar forçar a partir da I Bienal de São Paulo ocorrida em 1951.

Quais os principais precursores da arte concreta?

A arte concreta é herdeira das pesquisas do grupo De Stijl [O Estilo], 1917/1928, de Piet Mondrian (1872-1944) e Van Doesburg, que busca a pureza e o rigor formal na ordem harmônica do universo.

Qual é o objetivo da arte concreta?

Seu objetivo era ser um produto claro e racional da mente consciente e livre de ilusões de um artista, em vez de ser expressão da irrazão e do inconsciente (como ocorria com os surrealistas, no mesmo período).

Como é construída a imagem na arte concreta?

O quadro, construído exclusivamente com elementos plásticos - planos e cores -, não tem outra significação senão ele próprio. A pintura concreta é "não abstrata", afirma Van Doesburg em seu manifesto, "pois nada é mais concreto, mais real, que uma linha, uma cor, uma superfície".

Quais as principais características da arte concreta?

Max Bill definiu a arte concreta da seguinte maneira: "a pintura concreta elimina toda e qualquer representação naturalista; serve-se exclusivamente dos elementos fundamentais da pintura, a cor e a forma da superfície. Sua essência é, assim, a completa emancipação de todo modelo natural; criação pura."

Quais os principais representantes do Concretismo Cite suas principais obras?

Algumas obras da literatura concretista brasileira: - Teoria da Poesia Concreta de Décio Pignatari, Augusto de Campos e Haroldo de Campos (1965). - Poetamenos (1953), Pop-cretos (1964) e Linguaviagem (1967) de Augusto de Campos. - Galáxias (19) de Haroldo de Campos. - Um e dois (1958) de José Lino Grunewald.

Qual é o marco da arte concreta no Brasil?

A arte concreta no Brasil tem como marco a chegada de Mário Pedrosa, crítico de arte, que em 1945 traz um novo conceito sobre o papel da arte, se opondo à proposta de figurativismo presente no país desde da Semana de Arte Moderna de 22.

Quais são os movimentos da arte concreta?

A vanguarda russa, o construtivismo, o suprematismo, o neoplasticismo e Bauhaus são exemplos de movimentos que continham ideias da arte concreta em suas formas de expressão. O termo arte concreta foi usado pela primeira vez por Theo van Doesburg, em Paris, no Manifesto da Arte Concreta.

Qual o papel do concretismo no circuito da arte brasileira?

No Brasil, o concretismo também desempenhou um papel fundamental no circuito da arte. Essa corrente tomou força no Brasil com Mário Pedrosa. Tratava-se de um crítico de arte que se opunha ao figurativismo proposto pela Semana de Arte Moderna de 22. O objetivo do crítico era distanciar a imagem brasileira do regionalismo e de seu caráter exótico.

Qual a técnica da obra de arte?

A obra de arte deve ser inteiramente elaborada e formada pelo espírito antes de sua execução. A técnica deve ser mecânica, ou seja, exata, anti-impressionista. O quadro deve ser inteiramente construído com elementos plásticos: planos e cores. A construção do quadro, assim como seus elementos, deve ser simples e controlável visualmente.

Postagens relacionadas: