Como é feito o descarte do amálgama?
Índice
- Como é feito o descarte do amálgama?
- O que são resíduos de amálgama?
- O que são resíduos de amálgama e como é feito o controle e eliminação dele?
- Quais são os cuidados durante a manipulação do amálgama?
- O que se faz com o resíduo do amálgama que sobra de uma restauração?
- Como fazer uma restauração de amálgama passo a passo?
- O que ocorre com os componentes do amálgama quando ele é aquecido?
- Quais as estratégias para evitar a contaminação com umidade do amálgama de prata?
- Quais devem ser os cuidados do cirurgião dentista para minimizar os riscos de toxicidade do amálgama?
- Qual a sua relação com a amálgama?
- Quais são os pontos negativos das restaurações em amálgama?
- Qual a diferença entre as restaurações em resina e amálgama de prata?
Como é feito o descarte do amálgama?
Como descartar? Reunir os resíduos visíveis de amálgama. Armazenar em frascos inquebráveis, de boca larga, hermeticamente fechados, identificados com símbolo de risco associado, sob selo d'água (ANVISA). Os resíduos não devem ser despejados no lixo comum ou na tubulação de água/esgoto.
O que são resíduos de amálgama?
Os resíduos de amálgama dentário gerados durante a confecção ou remoção de restaurações causam séria contaminação ambiental quando dispostos impropriamente no lixo ou descartados nos sistemas de esgoto.
O que são resíduos de amálgama e como é feito o controle e eliminação dele?
No processo de reciclagem do mercúrio em amálgamas dentários, faz-se a destilação do mercúrio através de retorta a vácuo (destilador de mercúrio), onde passarão pelo processo de desmercurização. Nesta etapa, os resíduos mercuriais são aquecidos a uma temperatura de, aproximadamente, 480oC e baixa pressão.
Quais são os cuidados durante a manipulação do amálgama?
Para o gerenciamento dos resíduos de amálgama é importante conhecer alguns cuidados que devem ser tomados, tais como: “Manipulação com mão enluvada, uso de máscara e de óculos de proteção; Uso de alta sucção durante a remoção de uma restauração e utilizar brocas novas; Mercúrio, amálgama ou qualquer equipamento usado ...
O que se faz com o resíduo do amálgama que sobra de uma restauração?
B2) Odontológicos – Os resíduos de revelador e fixador e de amálgama odontológico devem ser embalados e enviados para os centros de reciclagem desses produtos e ou de acordo com a Vigilância Sanitária Municipal.
Como fazer uma restauração de amálgama passo a passo?
Sequência clínica Isolamento do campo operatório; Adaptação do porta matriz (Classe II); Trituração do amálgama; O amálgama deve ser colocado num pote Dapen de vidro; Acomodar o material e condensar primeiro nas proximais (Classe II); 21. Sequência clínica Condensar contra as paredes e ângulos; 22.
O que ocorre com os componentes do amálgama quando ele é aquecido?
Amálgama de ouro Para se obter o ouro puro o amálgama é aquecido e o mercúrio é evaporado. Este processo produz grandes quantidades de vapor de mercúrio, que é altamente tóxico.
Quais as estratégias para evitar a contaminação com umidade do amálgama de prata?
3. A resina fluida aplicada na superfície da liga de gálio logo após sua condensação é eficiente para prevenir o efeito expansivo da umidade circundante.
Quais devem ser os cuidados do cirurgião dentista para minimizar os riscos de toxicidade do amálgama?
Cuidados importantes:
- Uso da menor relação possível de mercúrio na liga;
- Uso de amalgamadores mecânicos seguros, que não apresentem vazamentos de mercúrio;
- Uso de isolamento absoluto para evitar queda de amálgama na cavidade bucal. Nota: a mucosa do assoalho da cavidade bucal é altamente permeável.
Qual a sua relação com a amálgama?
Eretismo – intoxicação por exposição crônica de baixa intensidade por mercúrio metálico (cansaço, depressão, ansiedade, delírio, irritabilidade, baixo auto estima, perda de memória) Amálgama_Parte I Página 2/5 2.2 Hg orgânico (não tem relação direta com amálgama)
Quais são os pontos negativos das restaurações em amálgama?
Apesar dos pontos negativos, as restaurações em amálgama ainda tem uma maior durabilidade do que as feitas em resina composta. São esses fatores que fazem com que as restaurações em amálgama sejam realizadas até hoje, apesar do apelo estético desfavorável.
Qual a diferença entre as restaurações em resina e amálgama de prata?
As restaurações em resina tem um ganho estético considerável em comparação às restaurações em amálgama, já que a resina tem textura e cor semelhantes ao esmalte dos dentes, enquanto que o amálgama de prata se destaca negativamente por sua aparência metálica e sua cor acinzentada.